Estratégia do Movimento/Recomendações

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations and the translation is 100% complete.
Recomendações da Estratégia do Movimento da Wikimedia 2030

10 Recomendações

Em 2017, criamos uma direção estratégica para guiar nosso Movimento para o futuro: Até 2030, O Movimento Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre e qualquer pessoa que compartilhe nossa visão poderá se juntar a nós.

Durante um período de dois anos, pessoas de todo o nosso Movimento se reuniram em um processo aberto e participativo para discutir como podemos trabalhar em busca disso. O resultado é um conjunto de recomendações e princípios subjacentes que propõem mudanças estruturais e sistêmicas que nos permitirão criar juntos o futuro do nosso Movimento. Eles descrevem como podemos crescer de forma sustentável e inclusiva, apresentando maneiras de aproveitar ao máximo as novas oportunidades e enfrentar os desafios de hoje e de amanhã. Essas recomendações também sugerem como podemos lutar pela equidade do conhecimento e pelo conhecimento como serviço, permitindo que todos - aqueles que já fazem parte do nosso Movimento e qualquer pessoa que deseje participar - desempenhem um papel na captura, compartilhamento e acesso ao conhecimento livre.

As recomendações são:

Aumentar a Sustentabilidade do Nosso Movimento Investir em Desenvolvimento de Habilidades e Liderança
Melhorar a Experiência do Usuário Gerenciar Conhecimento Interno
Oferecer Segurança e Inclusão Identificar Tópicos para Impacto
Assegurar a Equidade nas Tomadas de Decisão Inovar no Conhecimento Livre
Coordenar as Partes Interessadas Avaliar, Iterar e Adaptar

Mais de 40 iniciativas

Apresentação visual das iniciativas.

Cada recomendação é subdividida no que chamamos de "Iniciativas". Estas são áreas de trabalho mais detalhadas nas quais precisamos nos envolver em conjunto em todo o Movimento. Parte deste trabalho precisa ser coordenado, enquanto outra parte precisa acontecer em contextos localizados. Tudo isso requer pessoas trabalhando juntas. Portanto, junte-se a nós! Para se aprofundar nas Iniciativas, clique aqui. ​

Como ler as recomendações

Nas páginas seguintes, você encontrará a versão final do documento da estratégia do Movimento, composta por 10 recomendações para mudança, 10 princípios orientadores, e uma narrativa de mudança que explica como essas recomendações se conectam e foram projetadas, em conjunto, para nos ajudar a nos alinharmos com nossa direção estratégica. Também há um glossário de termos-chave e um resumo do documento. Confira o registro de alterações para ver o que mudou entre a versão anterior das recomendações e esta versão final.

As recomendações que seguem são estruturadas no formato “O quê”, “Mudanças e Ações” e “Justificativa”. O “O quê” é a necessidade identificada ou o foco estratégico aspiracional. As “Alterações e ações” apresentam realizações e resultados a serem desenvolvidos para realizar o “O quê”. E a “Justificativa” inclui o histórico e algumas das razões pelas quais as mudanças e ações são necessárias para nos ajudar a prosseguir rumo à direção estratégica de 2030. Essas recomendações estão interconectadas e são mutuamente favoráveis. Elas não são apresentadas em nenhuma ordem implícita de importância ou prioridade.

Recomendações criadas pelo Movimento

Increase the Sustainability of Our MovementImprove User ExperienceProvide for Safety and InclusionEnsure Equity in Decision-makingCoordinate Across StakeholdersInvest in Skills and Leadership DevelopmentManage Internal KnowledgeIdentify Topics for ImpactInnovate in Free KnowledgeEvaluate, Iterate, and Adapt

Esse conteúdo foi desenvolvido durante um processo de quase dois anos por aproximadamente 100 usuários da Wikimedia de diferentes lugares do mundo, incluindo voluntários, funcionários, lideranças de afiliados e Conselho Diretivo da Fundação Wikimedia e representantes de organizações aliadas. Ele foi moldado por discussões online e pessoais com wikimedianos, que compartilharam suas ideias em cada etapa do processo. Tem sido um esforço de participação que verdadeiramente abrangeu todo o Movimento. Leia mais sobre quem contribuiu na criação desse conteúdo.

Quer experimentar este conteúdo em outro formato?

Criámos uma variedade de formas para ler, escutar e aprender sobre as recomendações:

Marc Miquel Ribé, membro do grupo de trabalho sobre diversidade e do grupo de redação, também compartilhou suas ideias sobre o desenvolvimento das recomendações e as ideias que as moldaram nesta entrevista (em inglês).