Wikimedia Foundation Board noticeboard/April 2022 - Board of Trustees on Next steps: Universal Code of Conduct (UCoC) and UCoC Enforcement Guidelines/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Próximos passos: Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês) e Diretrizes de Aplicação do UCoC.

O Comitê de Assuntos Comunitários do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia gostaria de agradecer a todas as pessoas que participaram da votação sobre as Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta, concluída recentemente.

O grupo de escrutínio voluntário concluiu a verificação da votação e informou que o número total de votos recebidos foi de 2.283. Desse total, 1.338 (58,6%) integrantes da comunidade votaram a favor da ratificação das diretrizes de aplicação e 945 (41,4%) votaram contra. Além disso, 658 votantes deixaram comentários, 77% desse total escritos em inglês.

Reconhecemos e valorizamos a dedicação e os esforços da comunidade para criar de uma cultura segura e acolhedora, de tolerância zero com comportamentos hostis e tóxicos, que visa o apoio das pessoas que sejam afetadas por tais comportamentos, e que encoraja as pessoas de boa fé a serem produtivas nos projetos da Wikimedia.

Mesmo nesta fase ainda incompleta do processo do UCoC, esse cuidado é evidente nos comentários recebidos. A votação de ratificação das Diretrizes de Aplicação atingiu o apoio mínimo necessário para passar para a revisão do Conselho, no entanto, para verificar se seria aconselhável realizar uma nova fase de edições das Diretrizes que abordasse as preocupações da comunidade, durante o processo encorajamos eleitores, independentemente do seu voto, a deixarem comentários sobre os elementos das Diretrizes de Aplicação que acreditavam precisar ser alterados ou corrigidos, e porquê.

Equipes da Fundação Wikimedia ligadas ao projeto UCoC revisaram todos os comentários e informaram o Comitê de Assuntos Comunitários sobre os temas mais emergentes. Nesse sentido, tomamos a decisão de solicitar à Fundação que reúna novamente o comitê de redação para realizar mais uma rodada de iterações com a comunidade com o objetivo de afinar o texto das Diretrizes de Aplicação.

Para maior clareza, os comentários foram agrupados em 4 seções, a seguir:

  1. Identificar o tipo, a finalidade e a aplicabilidade do treinamento sobre as Diretrizes de Aplicação do UCoC;
  2. Simplificar a linguagem das Diretrizes de Aplicação do UCoC para facilitar a tradução e a compreensão por não especialistas;
  3. Ampliar o conteúdo sobre o conceito de confirmação do compromisso da comunidade com o UCoC, incluindo seus prós e contras;
  4. Rever conflitos entre privacidade/proteção das vítimas e o direito de ser ouvido.

Outras questões poderão surgir durante as próximas conversas, e à medida que este trabalho avançar, porém entendemos que atualmente essas são as principais áreas de preocupação das pessoas votantes e portanto estamos solicitando às equipes da Fundação Wikimedia que dêem início à facilitação desse processo. Depois, após a finalização desse processo, a Fundação deverá organizar uma nova votação para que a comunidade volte a avaliar as Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta e decidir através do voto se o novo documento está pronto para sua ratificação oficial.

Além disso, estamos cientes das preocupações sobre o ponto 3.1 do Código Universal de Conduta. Assim, estamos igualmente solicitando à Fundação que facilite a revisão desse texto mesmo antes da revisão total da política, programada para o final do ano, para garantir que o UCoC cumpra seu propósito de promoção de uma comunidade segura e inclusiva.

Mais uma vez, agradecemos a todas as pessoas que participaram e refletiram sobre esses desafios críticos e difíceis, contribuindo para o desenvolvimento de um bom trabalho coletivo no movimento.

Atenciosamente,

Rosie

Rosie Stephenson-Goodknight (she/her)
Presidente do Comitê de Assuntos Comunitários
Conselho de Administração da Fundação Wikimedia