Conselho Diretor da Fundação Wikimedia/Visão geral

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Board of Trustees/Overview and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

Fundação Wikimedia
Conselho Diretor


Você sabia que, enquanto lê seu artigo favorito na Wikipédia, há milhares de pessoas trabalhando para tornar o conhecimento gratuito?

Existe uma comunidade incrível de pessoas ao redor do mundo que faz grandes projetos como Wikipédia, Wikidata, Wikisource, etc.

A Fundação Wikimedia os ajuda a fazer esse trabalho. Eles cuidam da infraestrutura técnica, dos desafios legais e das dores do crescimento.

A Fundação Wikimedia tem um Conselho Diretor para supervisionar as operações da Fundação Wikimedia. Os diretores são selecionados em parte por meio de processos comunitários e em parte pelo Conselho diretamente.

Existem 16 assentos no Conselho:
8 licenças da comunidade e afiliados,
7 assentos selecionados pela diretoria e
1 assento de fundador.

Cada diretor tem mandato de três anos.


Os diretores selecionados pelo conselho são selecionados por meio de um processo de pesquisa global. Eles ingressam no Conselho assim que o Conselho Diretor e os candidatos estejam satisfeitos que haja uma adequação mútua.

A comunidade Wikimedia tem a oportunidade de votar em curadores da comunidade. Esta é uma oportunidade de melhorar a representação, a diversidade e a experiência do Conselho como uma equipe.


Os diretores dedicam cerca de 150 horas por ano ao seu trabalho. Eles atuam em pelo menos um dos comitês do Conselho. Esses comitês incluem Governança da Diretoria, Auditoria, Recursos Humanos, Produto, Projetos Especiais e Assuntos Comunitários.
As atas das reuniões que estão disponíveis publicamente serão publicadas na página Reuniões da Fundação Wiki ou nas páginas dos comitês.
Saiba mais sobre o Conselho Diretor e até mesmo como você pode participar das eleições do Conselho em https://w.wiki/yY9.