Fundraising 2010/FAQ/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Frequently Asked Questions 2010

Para onde vai o meu dinheiro?[edit]

Para pagamento de pessoal e equipamento. Apesar de a wikipédia e seus projectos irmãos serem um dos cinco sítios mais visitados no mundo, temos apenas 302 funcionários; veja por favor a lista do nosso staff. Cerca de metade trabalha com a tecnologia, uma pequena equipa apoia a nossa sensibilização do público e atividades de cultivo de voluntários e os restantes membros da equipe trabalham na angariação de fundos e administração. Além disso, o seu apoio ajuda a pagar a infra-estrutura tecnológica (servidores e largura de banda) que mantém a Wikipédia funcionando e crescendo.

Fundamentalmente, a Fundação Wikimedia existe para apoiar e fazer crescer a enorme rede de voluntários que escrevem e editam a Wikipédia e seus projetos irmãos - mais de 100.000 pessoas em todo o mundo.

Em poucas palavras, o que é a Wikipédia?[edit]

A Wikipédia é a maior e mais popular enciclopédia do mundo. Ela é online, livre para utilizar, e sem propaganda. A Wikipédia contém mais de 16 milhões de artigos escritos por voluntários, em mais de 298 línguas. Ela é visitada por mais de 430,000,000 milhões de pessoas todos os meses, tornando-a o quinto sítio mais popular da Internet. É uma criação colaborativa, à qual contribuiram, adicionando e editando informações, milhões de pessoas durante os últimos nove anos: qualquer um pode editá-la, a qualquer hora. A Wikipédia é a maior coleção de conhecimento compartilhado da história da humanidade, e as pessoas que a apoiam estão unidas no seu amor por aprender, na sua curiosidade de conhecer, e na sua consciência de que nós sabemos muito mais juntos do que qualquer um de nós pode saber sozinho.

Onde posso achar mais informações financeiras?[edit]

2008–2009 Annual Report
2008–2009 Annual Report

O 2008–2009 Wikimedia Foundation Annual Report (Relatório anual da Fundação Wikimedia 2008-2009) cobre o ano fiscal que começou em 1/7/2008 e terminou em 30/06/2009, com uma antevisão do ano seguinte. Este é o nosso segundo relatório anual. O Wikimedia Foundation Annual Report é um resumo das finanças da Fundação, actividades dos programas desenvolvidos, metas e conquistas.

Alguns destaques incluem:

  • Lançamento do Wikimedia's Usability Initiative (Iniciativa de Usabilidade)
  • Wikimedia adere ao Creative Commons
  • Wikimania Conference em Alexandria, no Egipto
  • Começo do planeamento do projecto Wikimedia's open strategy
  • Sucesso da colheita de fundos e expansão das operações principais

Faça o download do 2008-2009 Annual Report:

Regresso ao inícioFaça uma doação agora

A Wikimedia Foundation é uma organização de caridade?[edit]

Sim. Wikimedia é uma organização de caridade sem fins lucrativos, organizada sob a legislação da Flórida, Estados Unidos e localizada fisicamente em São Francisco, Califórnia, EUA. Após uma completa auditoria, a Wikimedia Foundation agora é listada como uma organização de caridade em Guidestar e seus associdados. A Wikimedia Foundation possui o estatuto 501(c)(3) de isenção de impostos nos Estados Unidos.

A existência da Wikimedia Foundation foi anunciada oficialmente pelo fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, em 20 de junho de 2003. O regulamento da Wikimedia Foundation Inc. está disponível online.

Muitas associações locais são também organizações de caridade sob a legislação de seus respectivos países, veja isto para mais detalhes.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Porque eu deveria fazer uma doação à Wikimedia Foundation?[edit]

O trabalho da Wikimedia Foundation consiste em proporcionar acesso à informação a pessoas de todo o mundo, de forma gratuita e sem publicidade. Como entidade sem fins lucrativos, precisamos de sua ajuda para isso. Suas doações apoiam diretamente alguns dos projetos cooperativos mais conhecidos, como a Wikipédia, que se encontra entre as 10 páginas mais populares do mundo e é a maior enciclopédia criada na história da humanidade.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Quais são os seus planos? E seus objectivos?[edit]

Nas palavras do nosso fundador, Jimmy Wales: "Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano." É este nosso objectivo - e precisamos da sua ajuda para o alcançar.

Todos os meses, mais de 430,000,000 milhões de pessoas ao redor do mundo usam a Wikipédia. Ela está disponível on-line, no seu dispositivo móvel, em DVD, em livros e em muitas outras formas. Nós queremos alcançar ainda mais pessoas, e continuar a melhorar continuamente a qualidade da informação que disponibilizamos. Para fazer isto, nós estamos a:

  • Tornar ainda mais fácil a disseminação de conhecimento. Lançamos recentemente uma iniciativa de grande escala para melhorar a experiência dos usuários tanto para a adição de texto quanto para a adição de multimídia. Você pode encontrar mais informações no site do projecto.
  • Criar recursos de aprendizagem e treinamento para recrutar mais contribuidores: professores, estudantes, fotógrafos, cineastas, cientistas, bibliotecários, arquivistas, curadores e muitos outros. Estamos a trabalhar com uma rede crescente de 38 capítulos locais ao redor do mundo para chegar a essas pessoas e incentivá-los a ajudar-nos a tornar a Wikipédia ainda melhor. Mais informações podem ser encontradas no site do projecto.
  • Desenvolver novas tecnologias e processos de garantia de qualidade que não entrem em conflito com o princípio fundamental de abertura da Wikimedia. Para os interessados tecnicamente, tais tecnologias incluem marcações de edição não revistas e a detecção de alterações potencialmente problemáticas.
  • Consultar a nossa comunidade global de editores, bem como os especialistas, voluntários e pensadores de todo o mundo para desenvolver estratégias inovadoras para atingir mais pessoas, com recursos de maior qualidade, com o objectivo de aumentar o número de voluntários. Mais informações sobre o nosso Five-year Strategy Project (projecto estratégico de cinco anos) podem ser encontrados no site do projecto.
  • Construir um painel de métricas para apoiar o trabalho dos movimentos da Wikimedia. Consulte o nosso relatório mensal e o nosso portal de estatísticas.

Finalmente, é nossa missão proteger o trabalho que tem sido feito até agora: Reduzir o risco que desastres ou falhas técnicas poderiam causar ao eliminar parte de nosso trabalho, e para garantir que ele seja regularmente copiado em muitos lugares. Nós não somos uma empresa emergente que vai desaparecer em dois anos - nós estamos aqui para durar muito tempo.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Como fazem o equilíbrio entre manter a Wikipédia aberta e ao mesmo tempo torná-la mais confiável?[edit]

Acreditamos que o aumento de participação faz a Wikipédia ainda melhor. Ao mesmo tempo, devemos manter os padrões rígidos que fizeram a Wikipédia ser respeitada por cientistas, académicos, jornalistas, e benfeitores.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

O que é a Wikimedia Foundation?[edit]

Wikimedia Foundation Inc. é a organização-mãe de vários projetos de conteúdo livre, sendo a Wikipedia o mais famoso deles, a premiada enciclopédia online. Jimmy Wales fundou a Wikipédia em Janeiro de 2001 e criou a Wikimedia Foundation em Junho de 2003. Desde o início, existimos por uma única razão: a partilha grátis e aberta de conhecimento. Não vendemos informação e não aceitamos publicidade. A sua doação torna este trabalho possível. Nós trazemos às pessoas o conteúdo educativo destes projetos no maior número de formas possível. Em particular, nós ajudamos as comunidades mais desfavorecidas, com conectividade limitada, a acessar e contribuir com conteúdo educacional livre.

Nós temos mais de 400 servidores para rodar nossos projetos, junto com todos os nomes de domínios associados e marcas registradas. Damos apoio estratégico ao desenvolvimento do software MediaWiki e ferramentas associadas, permitindo a participação de mais pessoas e que a comunidade de voluntários existente trabalhe de modo mais eficaz. Isto inclui ferramentas especificamente relacionadas com a garantia de qualidade. Desenvolvemos recursos educativos, promovemos oficinas e nos esforçamos para encontrar de forma inteligente novas maneiras de atrair colaboradores, e fazer com que a Wikimedia cresça como um movimento internacional de conhecimento livre.

Em todas estas tarefas, somos apoiados pelas associações locais, organizadas em diversos países.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Que projetos vocês sustentam?[edit]

A Wikimedia Foundation sustenta a Wikipédia, uma enciclopédia online e uma das 10 páginas mais visitadas do mundo. Desde a fundação da Wikipedia em janeiro de 2001 e a incorporação da Wikimedia Foundation em junho de 2003, nosso crescimento tem sido assombroso. A Wikipedia em inglês, nosso primeiro projeto, tem sido ampliado até chegar a mais de 6,000,000 artigos na atualidade. Todos os idiomas da Wikipedia combinados contêm mais de 47,000,000 artigos.

Além da Wikipedia, a Wikimedia Foundation também apoia:

  • Wikimedia Commons, um banco de dados com arquivos de mídia, contendo mais de 43,000,000 imagens, vídeos e arquivos de som que podem ser usados livremente.
  • Wikilivros, um projeto para criar livros de texto livres.
  • Wikicionário, um dicionário e tesauro multilíngue.
  • Wikisource, uma biblioteca de textos originais.
  • Wikinotícias, uma fonte de notícias livre.
  • Wikiversidade, uma plataforma de aprendizagem interativa.
  • Wikiquote, uma coleção de citações.
  • Wikispecies, um diretório de espécies.

Nós lideramos e apoiamos o desenvolvimento do MediaWiki, o software de código aberto para a criação de wikis, presente na maioria dos sites que publicamos; ajudamos a organizar eventos comunitários para encorajar pessoas a contribuir em nossos projetos, e proporcionamos cópias offline para download e arquivos de bases de dados com o conteúdo da Wikipedia.

Mais informação pode ser encontrada na página de nossos projetos.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Como a Fundação é administrada?[edit]

A Wikimedia Foundation tem uma equipe de 302 pessoas, coordenada pela Diretora Executiva, Sue Gardner. A equipe apóia o trabalho de centenas de milhares de voluntários que agregam conteúdo às comunidades da Wikimedia. Inúmeros voluntários também contribuem através da participação em comitês, como estagiários ou como contribuintes eventuais.

O Conselho Diretivo articula a missão e visão da Wikimedia Foundation, revisa e ajuda no desenvolvimento de projetos de longo prazo, supervisiona e auxilia nos esforços de arrecadação de fundos da Wikimedia Foundation. É a autoridade organizacional máxima da Wikimedia Foundation, como previsto em seu estatuto. Acesse Encontros para ver as minutas e Resoluções para ver as resoluções publicadas. O Conselho é parcialmente eleito dentre os colaboradores dos projetos da Wikimedia e é auxiliado por uma Equipe de Consultores, presidida por Angela Beesley.

Nós possuimos um escritório, localizado em São Francisco, Califórnia (EUA), no qual trabalha a maioria de nossos funcionários. Todos os membros do Conselho e demais membros da equipe trabalham em outras localidades.

Nos esforçamos para operar da maneira mais transparente e publicamos políticas-chave e informações financeiras.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Como a Wikimedia Foundation é financiada?[edit]

A Wikimedia é financiada primordialmente pelas doações de dezenas de milhares de indivíduos, mas também por subsídios e doações recebidas na forma de servidores e hospedagem (veja benfeitores).

A Wikimedia Foundation recebe doações provenientes de mais de 50 países ao redor do mundo. Apesar de doações individuais serem relativamente pequenas, sua frequência tem garantido nosso sucesso.

Não estamos a considerar adotar publicidade como fonte de receita.

A Wikimedia Foundation possui o status 501(c)(3), de isenção de impostos nos Estados Unidos. Há a possibilidade de que doações provindas de outros países também sejam dedutíveis. Veja dedutibilidade de doações para mais detalhes. Por favor, consulte nossa página de arrecadação de fundos para mais informações sobre como fazer doações via PayPal, MoneyBookers ou correio. Para todos os outros tipos de doação, por favor contate-nos pelo endereço donate(at)wikimedia.org

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Quanto dinheiro vocês esperam arrecadar?[edit]

Para o exercício fiscal de 2010-2011, nosso orçamento está previsto em $20.4 milhões, um aumento de 20% face ao orçamento de $15.9 milhões de 2009-2010.

Mais detalhes sobre nossas finanças podem ser encontrados em nosso Relatório de finanças. Aqui pode encontrar a apresentação do Plano Anual 2009-10 (em PDF) e também as perguntas e respostas relacionadas com o plano.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Quem mais está contribuindo para esse objetivo?[edit]

Doadores e usuários como você compõem a maior parcela de nossas doações. Alguns indivíduos, fundações privadas e corporações fizeram, generosamente, doações de valor elevado. Elas podem ser vistas em nossa página de Benfeitores.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Onde eu posso ler mais sobre as vossas atividades recentes?[edit]

Para o Plano Anual de 2008-09, por favor faça o download do relatório anual de 2008-2009: PDF version (2.0 MB).

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Como eu posso doar?[edit]

Para doar, por favor visite nossa página de arrecadação de fundos. Você pode doar usando qualquer um dos principais tipos de cartão de crédito (incluindo VISA, Mastercard, Discover ou American Express), PayPal, Moneybookers, transferência bancária ou enviando um cheque à Wikimedia Foundation. Nossas opções de doação estão disponíveis para diversas moedas (embora não todas).

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Para onde posso enviar cheques?[edit]

Envie cheques para:

Wikimedia Foundation, Inc.
P.O. Box 98204
Washington, DC 20090-8204
USA
Note: donations by check are processed directly at our centralized lockbox location which is in Washington, DC.

Nossa preferência é por cheques em dólares americanos, emitidos usando contas bancárias nos Estados Unidos. Cheques em outras moedas, ou de contas bancárias fora dos Estados Unidos, podem ter um elevado custo de processamento, o que reduz o valor de sua doação. Se você não possui uma conta bancária nos Estados Unidos, o valor de sua doação terá melhor aproveitamento se você usar o PayPal ou fizer uma transferência bancária.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Para onde devo enviar formulários, cartas ou outros materiais para a Wikimedia Foundation?[edit]

Por favor, envie toda a correspondência, incluindo aplicações dedutíveis em folha de pagamento e formas de harmonização presentes, para o nosso endereço seguro:

Wikimedia Foundation, Inc.
P.O. Box 98204
Washington, DC 20090-8204
USA
Note: donations by check are processed directly at our centralized lockbox location which is in Washington, DC.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Posso fazer uma doação de ações a Wikimedia Foundation?[edit]

A Wikimedia Foundation aceita doações de ações. Você pode fazer uma doação através da transferência de ações de sua corretora para a nossa fornecendo seu corretor com o nosso nome, número de conta de investimento e número de compensação DTCC.

Account holder name: Wikimedia Foundation, Inc.
Financial broker: Smith Barney
Investment account number: 546-0356C-14-782
DTCC Clearing account number: #0418

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Minhas doações são dedutíveis do imposto de renda?[edit]

Por favor, consulte a lista de países para obter detalhes sobre dedutibilidade das doações.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Se eu fizer uma doação, como posso obter um recibo?[edit]

Qualquer pessoa que fizer uma doação via PayPal ou cartão de crédito receberá uma mensagem por e-mail, com o recibo, desde que tenha indicado o endereço de email correto na doação. Para as doações em cheque, com valores superiores a $50, o recibo será enviado por correspondência, desde que o endereço tenha sido fornecido junto com a doação. Você também poderá solicitar um recibo por sua doação contatando-nos pelo endereço giving(_AT_)wikimedia.org (por favor inclua suas informações de contato e informe o método e valor de sua doação).

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Posso fazer uma doação vinculada ou restrita à utilização para um fim específico?[edit]

Entidades beneficentes sediadas nos Estados Unidos, incluindo a Wikimedia Foundation, são obrigadas a honrar restrições impostas por doadores. Isso quer dizer que, se você determinar que sua doação está restrita ao uso para fim específico, nós iremos optar entre cumprir sua restrição ou devolver sua doação. Mas, antes que você decida fazer isso, por favor tenha em mente que doações sem restrições são muito mais úteis para nós. Toda restrição exige acompanhamento administrativo e gera custos com planejamento de gastos, além de aumentar a complexidade de rotinas internas.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Por que há um valor mínimo para a doação?[edit]

O valor minímo para doação é $1. Recebemos pequenas doações de pessoas que não tem muito dinheiro, e estamos muito, muito gratos a esses doadores. Verdadeiramente, se a doação é significativa para si, também é significativa para nós. Mas não é incomum que pessoas usem os mecanismos de doação para testarem se cartões de crédito roubados estão a funcionar. Essas pessoas normalmente usam um valor muito pequeno para esses testes. Nós achamos que o valor de $1 detêm tais pessoas.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

O que posso fazer para ajudar a espalhar a palavra?[edit]

Espalhe a palavra como puder! Diga a seus amigos e família. Coloque botões e faixas no seu blog. Use este texto como arquivo de assinatura, no final de seus e-mails:

Suas doações mantém a Wikipédia em funcionamento! Apóie hoje mesmo a Wikimedia Foundation: http://wikimediafoundation.org/wiki/WMFJA1/pt

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Qual é a sua política de privacidade?[edit]

Temos uma visão séria sobre a proteção do direito de privacidade de nossos doadores. Por favor, veja nossa Política de Privacidade para mais detalhes. Em resumo, nós não compartilhamos, vendemos ou trocamos com ninguém o seu endereço de e-mail.

Volte ao inícioFaça uma doação agora

Como posso contatar a Fundação?[edit]

Veja a página Contate-nos para obter mais detalhes.

Volte ao inícioFaça uma doação agora