Estratégia do Movimento

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy and the translation is 100% complete.


Nosso futuro no ecossistema do conhecimento livre

A Wikipédia começou em 2001 como um convite para compartilhar a soma de todo o conhecimento. Hoje, a Wikimedia oferece a maior enciclopédia do mundo e muitos outros projetos wiki, como o Commons, o Wikidata e outros.

Mesmo com esse sucesso, wikimedistas (pessoas que editam a Wikimedia) enfrentam muitos desafios. A lacuna de gênero e os obstáculos à participação de grupos sub-representados persistem. O poder, os recursos e as oportunidades do nosso Movimento não são distribuídos de forma homogênea. A censura, a vigilância e o aumento da comercialização do conhecimento colocam em risco a existência da Wikimedia. Devido ao avanço da tecnologia e das tendências sociais, nosso trabalho pode se tornar obsoleto. No entanto, esses desafios e o mundo em constante mudança também oferecem oportunidades.

Criar uma estratégia entre diversos grupos enquanto trabalhava em todas as atividades regulares da Wikimedia era confuso e complexo. Eventualmente, o conhecimento coletivo e as perspectivas foram reunidos para formar uma visão compartilhada. O sucesso desse processo prova que a força da Wikimedia é o talento, a dedicação e a integridade de suas pessoas colaboradoras.

O que nos une não é o que fazemos; é o motivo pelo qual o fazemos.

Compreendendo a Estratégia do Movimento Wikimedia

Comecemos pelo nosso direcionamento estratégico:

Em 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre e gratuito, e qualquer pessoa que compartilhe nossa visão poderá se juntar a nós.

Acreditamos no poder de ouvir, aprender e testar. É somente através do diálogo aberto que podemos criar um mundo de conhecimento livre e gratuito que funcione para todas as pessoas. A Estratégia de Movimento ajuda todos(as) a se coordenarem em torno de um caminho compartilhado. Esse processo deve ser totalmente aberto, participativo e multilíngue. Convidamos todo mundo a contribuir para esta estratégia ao compartilhar de princípios comuns.

A direção estratégica une e inspira o Movimento Wikimedia em nosso caminho para 2030. dois objetivos guiam esta direção:

  • Conhecimento como serviço, tornar-se uma plataforma que ofereça conhecimento em diversos formatos e que cria ferramentas para aliados(as).
  • Equidade do conhecimento, foco no conhecimento e nas comunidades que as estruturas de poder e privilégio deixaram de fora.

Esses objetivos estão interligados. Um não pode ser alcançado sem o outro.

A direção estratégica inspira dez recomendações sobre diferentes áreas de trabalho. Cada recomendação define iniciativas concretas. Cada iniciativa pode consistir em muitas atividades e projetos.

As recomendações da Estratégia do Movimento estão todas conectadas e se apoiam. Assim como os objetivos, não é possível persegui-los isoladamente.

Junte-se a nós

Você é vital para o sucesso da Estratégia do Movimento Wikimedia. Há muitas maneiras de se envolver: Se você tiver outras ideias, adoraríamos ouvi-las. Vamos conversar.