Não permitimos proxies abertos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page No open proxies and the translation is 100% complete.
Shortcut :
NOP
WM:NOP
Esta página traz informações sobre a proibição de proxies abertos para Meta e todos os outros projetos da Wikimédia. Os projetos podem ter políticas locais que superam essa política global. A discussão sobre esse tópico ocorreu em fevereiro de 2004 e a página da política em inglês foi criada em março de 2006.

Política

Proxies abertos ou anônimos (incluindo serviços pagos) podem ser bloqueados por qualquer período, a qualquer momento. Embora isso possa afetar os usuários legítimos, eles não são os alvos pretendidos e podem usar proxies livremente até que sejam bloqueados. Por outro lado, não são permitidas edições feitas com o Tor. Não existem restrições no projeto Meta, ou qualquer outro projeto Wikimédia, quanto à permissão de visualizar páginas usando um proxy aberto ou anônimo.

Endereços IP não estáticos ou hosts que são proxies não permanentes normalmente são bloqueados por um curto período de tempo, já que é provável que o endereço de IP, eventualmente, seja transferido ou realocado dinamicamente, ou o proxy aberto seja fechado. Uma vez fechado, o endereço IP deve ser desbloqueado.

Exceções

Alguns editores podem ser autorizados a editar através de uma proxy aberta com o estatuto de isenção de bloqueio de IP. Este é concedido em projetos locais por administradores e globalmente por stewards.

No entanto, muitos usuários acessam através de proxy aberto, sem saber, devido à configuração padrão de seu navegador. Antes de aplicar a isenção IP (o que pode levar algum tempo e não é garantido ser concedido), você deve verificar as preferências de conexão à internet do seu navegador e alterá-las para não usar nenhum acesso por proxy.

Exceções globais e recursos

Se seu endereço de IP foi bloqueado em todas as wikis[1] e você acredita que houve erro ou precisa usar Tor por razões válidas e não consegue,[2] você pode contatar os stewards. Eles podem remover o bloqueio global ou garantir uma exceção à sua conta.

  • A maneira recomendada de fazer isso é usar o sistema para pedidos de desbloqueio.
  • De forma alternativa, você pode enviar um e-mail particular a stewards(_AT_)wikimedia.org (contato direto). Você pode usar qualquer idioma, faremos nosso melhor. Inclua:
    1. o IP mencionado na mensagem de erro que você obteve,[1][2]
    2. o nome de usuário que você usa ou gostaria de usar e
    3. as razões porque acredita que o bloqueio global foi indevido ou o motivo de você precisar usar Tor.
  • Também é possível usar a página de pedidos do Meta-Wiki, se você conseguir editá-la e não se importa em mostrar publicamente seu endereço IP (para blocos globais) ou suas razões para querer privacidade (para usar o Tor). Blocos globais não se aplicam às páginas do Meta-Wiki.

Se o seu IP é um proxy aberto, ele não será desbloqueado. É mais provável que uma exceção seja concedida se você fornecer boas razões pelas quais você não faria mal uso dele. Casos óbvios são, por exemplo, os usuários bloqueados pelo Grande Firewall da China e contas com substanciais contribuições passadas.

Se uma exceção ao uso do Tor for concedida e você não tem uma conta, o steward vai criar uma e você receberá uma senha temporária no seu endereço de e-mail.

Por favor, não faça um pedido de desbloqueio global na sua página de discussão de usuário, ela é reservada para bloqueios locais. Os administradores locais não podem remover bloqueios globais e eles irão simplesmente repetir as instruções que demos aqui.

Exceções locais

Se você está interessado em editar apenas uma ou poucas wikis, você pode pedir uma exceção local. Os projetos com política que permite exceções estão listados aqui como exemplos:

Para outros projetos, verifique suas políticas ou contate um administrador local lá.

Justificativa

Embora Meta encoraja qualquer pessoa no mundo a contribuir, as proxies são muitas vezes usados para fins abusivos. O MediaWiki (o software wiki) depende de endereços IP para a intervenção do administrador contra abusos e os proxies abertos permitem aos usuários contornarem completamente as ações do administrador. O uso de scripts, ou bots, permite aos usuários mal-intencionados trocarem seu endereço IP, abrindo uma brecha para atos de vandalismo que não podem ser parados pelos administradores. Vários desses ataques ocorreram em projetos da Wikimédia, causando grandes problemas e ocupando os administradores que poderiam estar tratando de outros problemas.

Essa política é conhecida por causar dificuldade a alguns editores que precisam usar proxies abertos para contornar a censura de onde vivem; um exemplo bem conhecido é do governo da República Popular da China, que esporadicamente tenta impedir usuários de ler ou editar a Wikipédia.

Notas

  1. a b Mensagem de erro como esta:

    Your IP address has been blocked on all wikis.

    The block was made by $1 ($2). The reason given is $3.

    • Start of block: $4
    • Expiry of block: $5

    Your current IP address is $6. Please include all above details in any queries you make.

    If you believe you were blocked by mistake, you can find additional information and instructions in the No open proxies global policy. Otherwise, to discuss the block please post a request for review on Meta-Wiki.

  2. a b Mensagem de erro como esta:

    Your IP address, $1, has been automatically identified as a Tor exit node. Editing through Tor is blocked to prevent abuse.

Ver também