Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Processo/Premissas

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Process/Premises and the translation is 100% complete.

Premisas

Como movimento,

  • Compartilhamos a visão de um mundo em que todo ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. (da visão; proposta por Guillaume)
  • Esforçamos-nos pela excelência. (dos Valores; proposta por Guillaume)
Significado

Nós buscamos melhorar continuamente a nós mesmos, aos nosso projetos às nossas comunidades e ao nosso mundo. Com iniciativa e experimentação, nós repetimos as tentativas no sentido de tornar o mundo um lugar melhor, um lugar excelente. Com curiosidade e humildade, nós aprendemos com os nossos erros e também com os nossos sucessos. Consideramos nosso dever cuidar dos nosso recursos e entregar produtos e serviços excepcionais.

Significado

A soma de todo o conhecimento para a cada ser humano; não podemos fazer isto deixando pessoas fora. Nossa visão trata-se de mais que proporcionar acesso universal a todas as formas de conhecimento. Trata-se de criar uma cultura inclusiva. Trata-se de convidar a outros para se unir e prosperar conosco. Trata-se de abraçar a diversidade humana. Trata-se de dizer “Nós te vemos e tu pertences conosco”.

Nossas diferenças são preciosas; elas nos fazem mais inteligentes, mais fortes, mais humildes. Elas balanceiam nossos vieses e fraquezas. Elas abrem nossas mentes. Fazemos nosso melhor trabalho quando entendemos um problema a partir de todas as perspectivas.

Encorajamos outros para fazer o que não podemos e ajudamos eles a ter sucesso. Quando vozes estão ausentes, ignoradas ou silenciadas, nós buscamos elas. Nós somos anfitriões acolhedores, vizinhos cuidadosos e aliados justos. Não tememos diferença. A recebemos com curiosidade, encanto e esperança.

Significado

A colaboração não é sempre bonita. Às vezes nos enfrentamos. O trabalho conjunto é duro, mas vale a pena. O fazemos porque nos faz mais fortes. Solucionamos melhor os problemas juntos. Para que isto funcione, cada um de nós precisa ser sincero, responsável e transparente com os demais.

Significado

Nossas palavras têm poder. O que dizemos tem consequências. Envolver-se no interesse público requer bondade, cuidado, respeito, tato, empatia, confiança e segurança. É primordial conseguir dar e receber boas informações. Devemos criar espaços onde as pessoas se sintam seguras de se expressar e serem ouvidos. Isto é ainda mais importante quando discordamos. Se não entendemos o que o outro sente, ainda mantemos a mente aberta sobre de onde provêm esses sentimentos.

Nós ambicionamos empatia e não aceitamos menos que civilidade.

Significado

Somos guiados por uma visão de um mundo melhor. Estamos abertos a novas ideias e novas conexões. A curiosidade surge quando nos divertimos. É ótimo que pensemos, que reflitamos. Não nos levamos muito a sério.

Quando estamos inspirados, fazemos um excelente trabalho.

Significado

Buscamos atingir mudanças positivas. Por isso que estamos focados em alcançar resultados e ter impactos. Responsabilizamos uns aos outros por uma abordagem guiada por resultados e encorajamos um ao outro para continuamente medir a eficácia de nossos processos e programas, para que possamos corrigir nossos rumos no caminho quando necessário.

Em particular, como participantes neste processo:

  • Entendemos que precisamos chegar a conclusões durante os ciclos de discussão. (proposto por Guillaume)
Significado

Todos dento e fora do movimento são encorajados a participar nesse processo de estratégia, mas as discussões não podem ser inteiramente abertas no tempo e quanto ao local. Se alguém decidir não participar ou acidentalmente perder algum ciclo específico de discussão estão convidados a tecer comentários depois. Entretanto, talvez tenha que aceitar o resultado de uma discussão que não participaram.

  • Reconhecemos a realidade dos recursos necessários para implementar o aquilo no que concordamos. (proposto por Guillaume)
Significado

Esta discussão requer tanto imaginação quanto um senso de realidade. Para ser levada à prática, a direção e os objetivos que emergirem precisaram de decisões e recursos. Alguém não pode simultaneamente argumentar a favor de um resultado e contra os meios para implementá-lo.

  • Estamos a desenhar uma estratégia conjunta para o movimento Wikimedia como um todo; (proposed by MichaelMaggs)
Siginificado

O movimento Wikimedia é composto de um grande e diverso conjunto de organizações, grupos, comunidades e indivíduos (incluindo a Fundação Wikimedia, afiliados, grupos, editores, voluntários off-line, leitores, etc) e todos temos diferentes perspectivas. Nosso foco aqui é chegar a uma estratégia "conjunta" para o movimento como um todo, e não para uma parte específica deste.

  • Valorizamos a nossos leitores tanto quanto aos nosso editores. (proposto por Libcub)
Significado

Precisamos de nossos contribuidores (editores, desenvolvedores, etc.) para continuar relevantes. Também precisamos de leitores, pessoas que usam o conteúdo dos projetos da Wikimedia. Precisamos nutrir ambas comunidades.