Editor Visual/Boletim informativo/2016/Junho

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2016/June and the translation is 100% complete.


Ler em outro idiomaLista de assinatura para este boletim multilíngue

Editor Visual
Você sabia?

É rápido e fácil inserir uma lista de referências.

Captura de tela mostrando um menu em cascata com vários itens

Posicione o cursor onde você deseja exibir a lista de referências (geralmente no final da página). Abra o menu “Insert” e clique no ícone “$referencelist” (três livros).

Se você estiver usando vários grupos de referências, algo que não se vê todo dia, você terá a oportunidade de especificar o grupo. Caso fizer isso, apenas as referências pertencentes ao grupo especificado serão exibidas na lista de referências.

Então, clique em “Insert” na caixa de diálogo para inserir a References list. Essa lista será modificada ao passo que você adicionar mais notas de rodapé à página.

Você pode ler e ajudar a traduzir o guia do usuário, que contém mais informações sobre o uso do editor visual.

Desde o último boletim, a equipe do Editor Visual corrigiu vários erros. Sua workboard está disponível no Phabricator (em inglês). Suas prioridades atuais estão em melhorar a compatibilidade com as escritas árabe e devanágari e adaptar o editor visual para as necessidades do Wikivoyage e do Wikisource.

Mudanças recentes

O editor visual está agora disponível para todos os usuários na maioria dos Wikivoyages, assim como para todos os colaboradores da Wikinotícias francesa.

O recurso de guia de edição única combina as guias “Edit” e “Edit source” em uma só guia “Edit”. Foi implementado em várias Wikipédias, incluindo a húngara, polonesa, inglesa e japonesa, e em todos os Wikivoyages. Nessas wikis, você pode alterar suas configurações sobre esse recurso na guia “Editing” das Especial:Preferências. A equipe agora está analisando os comentários, e considerando maneiras de melhorar o design antes do recurso ser lançado para novas pessoas.

Mudanças futuras

O botão “Save page” será renomeado para “Publish page”. Isso afetará ambos os sistemas de edição visual e de wikitexto. Mais informações estão disponíveis no Meta (em inglês).

O editor visual será oferecido para todos os editores das Wikipédias da “Fase 6” durante os próximos meses. Os desenvolvedores querem saber como é digitar em sua língua usando o editor visual: se é natural ou não. Por favor, publique seus comentários e o(s) idioma(s) testados na discussão de comentários no MediaWiki.org. Isso afetará vários idiomas, incluindo: árabe, aramaico, assamês, bengali, persa, hindi, malaiala, marata, tâmil, tailandês, urdu e outros.

A equipe está trabalhando com desenvolvedores voluntários importantes do Wikisource para fornecer o editor visual lá. Ele está disponível atualmente para testes opcionais, e futuramente para todos os usuários. (T138966)

A equipe está trabalhando num editor de wikitexto moderno. Ele será parecido com o editor visual, e será possível usar o serviço citoid e outras ferramentas modernas. Este novo sistema de edição poderá se tornar disponível como Recurso Beta para dispositivos desktop por volta de setembro de 2016. Leia mais sobre esse projeto numa atualização de status geral na lista de discussão Wikimedia-l.

Vamos trabalhar juntos

Se não estiver lendo isto no seu idioma favorito, por favor, ajude-nos com as traduções! Assine à lista de discussão Translators-l ou contate-nos diretamente para que possamos notificar você quando a próxima edição for lançada. Thank you!