Eleições 2015 da Fundação Wikimedia/Convocatória de candidatos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections 2015/Call for candidates and the translation is 100% complete.
Info The election ended 31 maio 2015. No more votes will be accepted.
The results were announced on 5 junho 2015. Please consider submitting any feedback regarding the 2015 election on the election's post mortem page.

Por favor, ajude-nos a recrutar novos candidatos a participarem das eleições comunitárias do Conselho Administrativo

Caros Wikimedianos,

À medida que nossos projectos crescem e amadurecem, havemos de pensar no futuro para continuar a construir o conhecimento mundial para a próxima década. No mês passado, a FWM convidou inúmeros leitores para partilhar suas ideias em uma consulta estratégica. Algumas das respostas mais frequentes foram os pedidos para darmos mais importância aos idiomas e às comunidades, inclusive aqueles recém-chegados ao ambiente conectado. Em nossa busca por conhecimento em todas as áreas do planeta e em todas as mentes em expansão, esses pedidos estão a recorrer a nossa atenção, para ampliarmos a inclusão de vozes diversificadas e emergentes.

Simultaneamente, o Conselho Administrativo vem discutindo sua composição e concordamos que necessitamos de uma representação diversificada de nossas comunidades e projectos da associação. Isso inclui trazer curadores das nossas comunidades, idiomas e projectos que representem regiões geográficas e línguas de todo o mundo, inclusive aqueles que, até o momento, não foram incluídos ou bem representados na composição do Conselho Administrativo.

Por este motivo, pedimos que ajude-nos a chegar às comunidades, na Wikimedia e ir além, para propor excelentes candidatos em potencial:

  • Provenientes de África, Índia, Ásia ou Oriente Médio; ou
  • Que tenham experiência em um dos nossos projectos menores ou em projectos que não sejam da Wikipédia; ou
  • Que tenham profundo conhecimento em tecnologia e produtos ou em finanças; e
  • Que tenham experiência básica em gestão (de ensino, de pessoas, de projectos, ampla experiência em conselhos administrativos de empresas sem fins lucrativos, especialmente em organizações internacionais, etc.)

Todos os potenciais candidatos devem ser capazes de se comunicar e se expressar em inglês, pois se trata do idioma usado em todas as discussões do Conselho Administrativo. Curadores efectivos também são orientados à missão, estratégicos, reflexivos, orientados à missão, íntegros, atenciosos e orientados para a comunidade.

O Conselho Administrativo tem o compromisso de equilibrar princípios de diversidade e género. Ajude-nos a encontrar candidatos cujas vozes e perspectivas estão actualmente mal representadas, porém cuja participação revela-se crucial para o futuro dos nossos projectos. Também incentivamos candidatos provenientes de todos os nossos projectos e comunidades que pensam em se candidatar ao Conselho Administrativo, e esperamos que todos eleitores qualificados participem fazendo perguntas e votando. Nós precisamos da participação de toda a comunidade Wikimedia, para garantir que o Conselho Administrativo seja o mais sólido e diversificado possível daqui para a frente.

Para mais informações, esclarecimentos ou para indicar candidatos, visita a página inicial do processo de eleição:

Agradecemos pelo apoio,
Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia

Buscando cinco novos membros e ombudsman para integrar ao Comité de Disseminação de Fundos

Olá Wikimedianos,

Como deves saber, o Comité de Disseminação de Fundos (CDF) é uma comissão de voluntários que faz recomendações ao Conselho de Curadores sobre como gastar os fundos para atingir as metas do movimento. O CDF se reúne duas vezes por ano para deliberar sobre as propostas do Plano Anual de Concessão de Doações submetidas por organizações da Wikimedia. Concedido através de um processo de doação participativo, transparente e colaborativo, estes fundos são utilizados pelas organizações para expandir e aprofundar a participação e permitir a criação e curadoria de conteúdo de qualidade em projectos da Wikimedia.

Cinco lugares no comité estão abertos este ano, assim como a posição do ombudsman. Servir neste comité é uma oportunidade para aprofundar o seu engajamento no movimento, construir a sua liderança e experiência, e trabalhar em estreita colaboração com outros colegas que estão interessados em ajudar o movimento a alcançar mais impacto.

Os compromissos são significativos: é esperado que participes de pelo menos duas reuniões face a face por ano, essas reuniões, podem durar até quatro dias, para além de revisar mais de 18 propostas e outros documentos significativos a cada ano. Para a maioria dos membros do comité, na participação das reuniões também estão incluídas viagens internacionais significativas. Note que o comité se reunirá em São Francisco, por um período de quatro dias a partir de 21 de Novembro de 2015, então deves estar disponível durante este período.

Estamos à procura de um grupo diversificado de pessoas com os seguintes atributos:

  • Experiência em direcção ou avaliação de programas, dentro ou fora do movimento Wikimedia;
  • Experiência com doações (que recebestes ou geridas por ti ou que as tenha feito);
  • Conhecimento, compreensão e credibilidade pessoal dentro do movimento e projectos da Wikimedia (isto é, experiência com programas, organizações ou papéis de liderança na Wikimedia);
  • Buscamos diversidade de género, de localização geográfica e de linguística no comité, tal como a experiência com diversos papéis dentro do movimento Wikimedia (por exemplo, contribuidores de conteúdo, líderes de programa, líderes de grupos de usuários, funcionários, colaboradores de conteúdo e membros de capítulo)

Para encontrar mais informações sobre os requisitos de elegibilidade, de como nomear candidatos, ou de como publicar a sua própria nomeação, por favor visita a página do processo de eleição:

Por favor, sinta-se a vontade para fazer perguntas.

Atenciosamente,
Katy Love
Programador(a) Sénior
Comité de Disseminação de Fundos