Wiki Loves Women/SheSaid

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wiki Loves Women/SheSaid and the translation is 74% complete.
Outdated translations are marked like this.
Wiki Loves Womenː SheSaid
    O cartaz #SheSaid 2023

    SheSaid é uma campanha dirigida pela Wiki In Africa como parte da iniciativa Wiki Loves Women. A campanha visa celebrar e reconhecer as mulheres, concentrando-se em melhorar a sua representação e visibilidade no Wikiquote. Através deste esforço, a iniciativa WLW incentiva a criação e melhoria de páginas do Wikiquote relacionadas com estas mulheres influentes, contribuindo assim para uma representação mais inclusiva e diversificada das suas vozes e perspectivas.

    O impacto da campanha #SheSaid no Wikiquote foi verdadeiramente notável, com mais de 7.721 novos artigos criados ou editados em 11 idiomas diferentes nas últimas três edições. Esta conquista impressionante reflete o esforço coletivo e a dedicação da iniciativa Wiki Loves Women e das diferentes comunidades participantes em celebrar e aumentar a visibilidade das mulheres líderes.

    O crescimento contínuo do número de artigos criados ou editados a cada edição demonstra o sucesso sustentado da campanha. Indica uma consciência e um compromisso crescentes por parte dos colaboradores de todo o mundo para reduzir a disparidade de gênero na representação e no reconhecimento.

    Dado este sucesso e constatando que ainda há muito a fazer, a campanha #SheSaid volta em 2023 e ocorrerá de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2023

    Por que a campanha SheSaid?

    Captura de tela do Wikiquote em inglês em 06/10/2020. A lista de pessoas contém apenas três mulheres (Helen Keller, Eleanor Roosevelt e Emily Brontë).

    Equilibrar a representação de gênero no Wikiquote.

    To illustrate the situation, here are a few interesting figures:

    • On the English Wikiquote main page on 6th of Oct 2020, in the Selected people section, 29 men were featured and only 4 women (see the screenshot on the right).
    • There were 260 women who had featured articles on either French or English Wikipedias... with no entry on the French Wikiquote.
    • There were 162 women who had featured articles on the English Wikipedia with no wikiquote entry.
    • There were 777 women and 3504 men listed on the French wikiquote.

    Em setembro de 2023, havia 375 mulheres em oposição a 2876 homens listados no Wikiquote alemão.

    Obviamente, nem todas as mulheres disseram “boas citações” que fariam uma entrada no Wikiquote valer a pena. Ainda…

    Impacto

    SheSaid 2022 em Botsuana

    A campanha #SheSaid, lançada em outubro de 2020 no Wikiquote, tem sido um sucesso surpreendente! Abrangendo 7 idiomas, até 5 de janeiro de 2021, a campanha gerou um total de 867 artigos novos ou melhorados, sendo a maioria novas contribuições.

    Destacando a notável contribuição do Wikiquote italiano com 405 artigos, ucraniano em segundo lugar com 187 artigos e francês em terceiro com 105.

    A segunda edição foi um sucesso retumbante, com mais de 1.500 novas entradas criadas e melhoradas em 9 idiomas!

    Italiano, com 836 artigos novos ou melhorados e tagalog com 308 foram os idiomas mais ativos.

    Em 2022, a 3ª edição da campanha ocorreu de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2022 e resultou em +4158 artigos criados ou importados e +1918 artigos melhorados.

    O primeiro lugar vai para o Wikiquote italiano com 1212 artigos novos ou melhorados, seguido por tagalog com 1514 e anglófono com 1.003.

    Veja aqui todos os resultados das edições anteriores.

    Comunicações

    Criar recursos visuais para promover a campanha e o Wikiquote de cada edição é uma forma eficaz de envolver o público e gerar interesse na iniciativa.

    Materiais visuais como cartões postais, marcadores e banners que podem servir como lembretes atraentes da missão da campanha e incentivar as pessoas a participarem. Eles podem ser distribuídos em eventos, conferências e outras reuniões para atrair a atenção e despertar o interesse no Wikiquote e na importância de reconhecer e celebrar as mulheres.

    For help and access to templates on Canvas, please get in touch with Afek
    Link to the categories: SheSaid 2023 visuals and SheSaid all visuals

    Marcadores

    Cartões postais

    Redes sociais

    Postagens no blog

    Para saber mais sobre o nosso impacto, você pode ler as seguintes postagens do blog

    Cobertura da mídia externa

    O que fazer agora?

    Lembranças para participantes ativos do SheSaid na Ucrânia

    O que planejamos fazer!

    1. Dê um pouco de amor ao Wikiquote no idioma de sua preferência. Verifique as entradas existentes de mulheres no Wikiquote e veja se elas podem ser melhoradas. Ou crie novas entradas para mulheres notáveis que produziram citações notáveis. Ou adicione citações notáveis de mulheres em várias entradas. Ou corrija categorias quebradas sobre mulheres.
    2. Ao melhorar as páginas, adicione #SheSaid no resumo de edição para que possamos ver o impacto que causamos!
    3. Or list your entry in the language portal page.
    4. Compartilhe o #SheSaid para seus amigos e comunidade!

    Interessado?

    Redes sociais e contato