Carta do Movimento/Conteúdo/Valores e Princípios

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Charter/Content/Values & Principles and the translation is 100% complete.


Apresentação do capítulo Valores & Princípios por um membro do MCDC, Georges Fodouop.

O Movimento Wikimedia representa uma abordagem factual, verificável, aberta e inclusiva do conhecimento. As plataformas da Wikimedia servem conhecimento para um público global, e os projetos que hospedam são conduzidos por iniciativas independentes. As políticas e práticas diárias são guiadas por um equilíbrio de valores estabelecidos nos Princípios de Estratégia do Movimento, Carta do Movimento e como praticado nas comunidades que capacitam todos os wikimedianos em todos os lugares para poder participar com base na equidade.

Os valores e princípios reconhecem que esta abordagem de compartilhamento de conhecimento é um esforço colaborativo, e buscam focar em:

Conhecimento livre e aberto

O Movimento Wikimedia compartilha todo o seu conteúdo, software e plataformas com o mundo, usando licenciamento aberto. Também se compromete com a inclusão de conhecimentos historicamente marginalizados – inclusive em seus projetos.

Independência

O Movimento Wikimedia se esforça para operar de forma independente, sem qualquer favoritismo que possa atrapalhar a missão pelo conhecimento livre. O movimento não é movido por influência comercial, política, ou de qualquer tipo monetário ou promocional.

Inclusão

O Movimento Wikimedia valoriza um espaço comum onde todes possam participar e co-criar com uma visão centrada nas pessoas. Os projetos são apresentados em vários idiomas e são acessíveis em diversas plataformas com design universal e tecnologias assistivas. A base do trabalho dentro do movimento é o respeito pela diversidade e pelos direitos das comunidades. Para isso, as pessoas do movimento estabelecem e aplicam códigos de conduta, complementares ao Código Universal de Conduta, para que todos se sintam valorizados e igualmente incluídos.

Subsidiariedade

O Movimento Wikimedia atribui autoridade ao nível mais imediato ou local apropriado, tanto nas plataformas como na governança organizacional. Assim, o movimento assegura uma autogestão competente e autonomia das comunidades que atuam de acordo com os valores do nosso movimento global.

Equidade

O Movimento Wikimedia capacita as comunidades num mundo desigual, reconhecendo a diversidade dos desafios que enfrentam. Os direitos digitais à segurança e privacidade dos seus utilizadores e participantes são uma prioridade para o movimento como um todo. O movimento toma medidas ativas para a equidade no conhecimento e para a atribuição de recursos através da gestão descentralizada e do empoderamento da comunidade.

Responsabilização

O Movimento Wikimedia responsabiliza-se através da transparência da documentação editável e partilhada sempre que possível, avisos públicos e relatórios de programas e atividades, e a priorização de vozes que representam a liderança comunitária para as funções e responsabilidades delineadas na carta.

Resiliência

O Movimento Wikimedia prospera pela inovação e experimentação, renovando continuamente a visão do que se pode ser uma plataforma para o conhecimento livre. O movimento busca estratégias e práticas eficazes que podem ser apoiadas e conduzidas por meio de evidências baseadas em métricas significativas, sempre que possível. As pessoas do Movimento Wikimedia promovem uma cultura de sustentabilidade em suas estruturas e comunidades.