Permissões globais especiais

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Special global permissions and the translation is 73% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
WM:SGP
Esta página documenta permissões globais com abrangência global que se baseiam em políticas da Fundação Wikimedia e na necessidade logística.

Special permission groups

Fundador

Grupo de usuário criado em 27 de fevereiro de 2009 para User:Jimbo Wales

Global Flow creator

The global flow creator global group allows users to create Flow pages on any WMF wiki, as well as several miscellaneous rights. It contains only several WMF staff, and is not in active use since Flow is not being actively developed.

Comissão de ouvidoria (Ombuds)

A Ombudsman commission é um pequeno grupo selecionado pelo Conselho Diretivo direcionado a investigar alegações de abuso de verificações.

Esse grupo possui o direito checkuser-log globalmente, para poder ver registros de verificação em qualquer projeto hospedado pela fundação.

Recursive export

Exportação recursiva é um grupo global que permite aos seus membros exportarem páginas com um número de páginas afluentes além do limite aplicado a usuários normais. O estatuto é atribuído apenas a usuários que demonstrem uma real necessidade e sejam confiáveis a ponto de utilizar este recurso corretamente, haja vista que pode ocasionar uma grande sobrecarga aos servidores da Wikimedia.

Antes da criação deste grupo, o recurso só estava disponível aos administradores do sistema.

Funcionários da Fundação (Staff)

A proposta original encontra-se na página Requests for comment/Wikimedia Foundation staff permissions.

Os membros do grupo staff da Fundação Wikimedia correspondem àqueles empregados que necessitam de direitos além daqueles disponíveis aos usuários comuns em uma escala global, e com habilidade técnica para utilizá-los.

Administradores de sistema (System administrators)

Os administradores de sistema gerenciam os recursos dos servidores que hospedam os nossos projetos. Haja vista que estes indivíduos possuem a capacidade técnica e as permissões necessárias para efetuar alterações, o grupo global de administrador de sistema foi implementado para encorajá-los a fazer isto de uma maneira mais fácil e transparente.

wmf-email-block-override

The wmf-email-block-override global group includes only the sboverride right. Its sole member is Maryana Iskander, CEO of the Wikimedia Foundation.

WMF Researchers

O direito de pesquisador da WMF foi criado pela equipe de Departamento Legal da Fundação Wikimedia para conceder um direito global temporário para alguns membros da equipe ou contratantes sob os acordos de não divulgação auxiliando em pesquisas legais que não requerem o pacote completo de direitos globais. Sob o princípio de menor acesso e devido que se preservou várias vezes a necessidade, o grupo se converteu nalgo mais permanente, que pode ser dado à equipe ou contratantes (permanentes ou temporários) da WMF quando necessitarem de acesso de leitura a textos e registros excluídos ou suprimidos mas que não necessariamente precisam dos mesmos direitos que os da equipe. Também é usado por pesquisadores terceiros dos acordos que precisam de acesso à API de conteúdos excluídos como parte de suas pesquisas.

Transparência

O Meta-Wiki hospeda o registo de direitos globais, onde qualquer usuário (registrado ou não) pode visualizar a criação e a eliminação de grupos globais e as alterações em suas permissões. Uma descrição detalhada dos vários direitos pode ser encontrada em MediaWiki.org. Por favor, observe que alguns direitos são detalhados lá na página da extensão apropriada.

Autenticação de dois fatores

A Fundação Wikimedia decidiu, em dezembro de 2018, que a autenticação de dois fatores (2FA) é obrigatória para certos estatutos globais. O requerimento está gravado no topo de várias página da Meta-Wiki, como imposto pela "Fundação Wikimedia"; a adição do texto foi o próprio anúncio (feito um empregado da Fundação). Nenhum outro anúncio foi realizado e a obrigatoriedade será aplicada por auditorias manuais.

Ver também