Ajuda:Login unificado

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Help:Unified login and the translation is 92% complete.
Shortcut :
H:UL
Login unificado é um mecanismo que permite aos usuários utilizar um logon único em toda a maioria do Wikimedia Foundation projetos. Isso permite aos usuários manter uma identidade consistente em toda a Wikimedia, seguindo uma única inscrição. Outras vantagens deste mecanismo incluem a remoção da ameaça que representação poses e a possibilidade de visitar muitos projetos sem ter que ir através dos trabalhos de registro em todo o lado. Os usuários podem criar um login unificado, visitando Special:MergeAccount, em um projeto onde eles já têm uma conta e seguir as instruções.

Sobre contas globais

O que é

A Fundação Wikimedia opera uma família de comunidades editável com recurso online. Os usuários eram tradicionalmente necessários para criar uma conta de login em separado sobre cada um desses projetos, em cada língua aparecem no. Isso adiciona uma carga extra para os contribuintes, tornando-se envolvido em vários projetos, particularmente como integração multimídia com Wikimedia Commons torna-se mais essencial e a Wikidados tornou-se a wiki central para hiperligações entre as wikis.

Sua conta global resolve esses problemas reservando seu nome em todos os wikis (para que ninguém mais possa representar você) e criando automaticamente sua conta local quando você visita uma wiki que nunca visitou antes.

Como fazer para unificar suas contas

As contas de usuário agora são globais por padrão, mas as contas mais antigas foram unificadas manualmente visitando Special:MergeAccount.

Você pode usar Special:CentralAuth para ver detalhes sobre sua conta global. O endereço de e-mail e a senha que você configura no Special:Preferences será usado em todos os wikis. Isso significa que você poderá fazer login em qualquer projeto público Wikimedia com apenas um único nome de usuário e senha.

O que muda

Registrar um nome de usuário em alguma wiki da Wikimedia automaticamente reserva-se o nome em todos os outros; Isto significa que diferentes usuários já não podem registrar a mesma conta em diferentes wikis. Os usuários só precisam definir e confirmar seu endereço de email em uma conta. Alterando a senha em qualquer wiki muda em todos os wikis em conformidade. Special:UserLogin agora registra o usuário em cada wiki unificado simultaneamente, e navegando longe a página de login, antes que seja totalmente carregado pode resultar no login incompleto (ou seja, os usuários podem não efetuar login no todos os wikis com êxito).

Wikis adicionais serão adicionados ao logon do usuário a primeira vez que eles são visitados, e uma conta local será criada nesse wiki. Por exemplo, um usuário regular no Commons e a Wikipédia alemã não vai automaticamente dar logon para a Wikilivros em inglês, mas se esse usuário visita a Wikilivros em inglês uma vez enquanto logado, eles farão login na Wikilivros em inglês toda vez (para ver em quais wikis você se conectou, consulte Special:CentralAuth).

O que não muda

  • Algumas coisas são ainda locais:
    • Direitos de usuário são principalmente local, o que significa que os administradores não terão acesso de administrador em todos os lugares. Grupos globais como reversão global, global sysop, edit-interface global e isenção por IP global agora podem ser solicitados na Steward requests/Global permissions.
    • As preferências do usuário são locais, embora o endereço de email só precisa ser definido e confirmado em um só lugar. Você pode continuar a ter diferentes preferências em diferentes sites. No entanto, é possível definir preferências globais, se assim o desejar.[1]
    • Bloqueios são locais, o que significa que usuários bloqueados em ums wiki não serão bloqueados em outras wikis, a menos que sejam bloqueados de outra forma por um administrador dessa wiki.
  • Os usuários ainda podem ter chamado diferente contas em dois locais; no entanto, estas contas não serão vinculadas para login unificado.
  • O sistema de login unificado está disponível apenas para os wikis da Wikimedia Foundation; sites que executar no software MediaWiki, mas não são operados pela Fundação continuará a ter sistemas de conta separada, mesmo se instalaram Extensão:CentralAuth, que é responsável para o sistema de login unificado.

Resolução de Conflitos

Veja também: Anúncio da etapa final de implantação do Login Único

O sistema mesclará automaticamente contas de nome idêntico se tiverem o mesmo endereço de e-mail autenticado ou o usuário puder fornecer corretamente sua senha.

Porque o registro por um longo tempo foi separado para cada wiki, há muitos nomes de usuário que pertencem a diferentes pessoas em diferentes projetos. O novo sistema permite somente um usuário por nome, portanto, há alguns casos onde as contas precisará ser renomeado. Isso deve ser feito manualmente por um steward (veja Steward requests/Username changes).

Os usuários podem procurar por colisões antes de Mesclar usando o Special:CentralAuth.

Perguntas mais frequentes

O meu nome de usuário global pode ser renomeado?

Sim. Você pode solicitar a renomeação por meio deste formulário, ou deixando um pedido em Steward requests/Username changes, onde um supervisor ou um renomeador global analizará seu pedido. Veja Política de renomeação global para mais detalhes.

Eu tenho duas ou mais contas com nomes diferentes. Eles podem ser incorporados em uma conta?

Não. Observe que os nomes de usuários na maioria dos projetos individuais podem ser renomeados preventivamente.

Alguém está usando meu nome de usuário em outra wiki. Como posso tomar essa conta?

A existência da outra conta não impede que você obtenha a conta global. No entanto, você pode não ser aquele com a reivindicação superior do nome de usuário se, por exemplo, o outro usuário tiver mais edições ou for membro de determinados grupos, como sysops ou burocratas. Talvez você precise pedir-lhes para renomear, ou talvez seja necessário renomear sua conta.

Você pode fazer um pedido em Requisitos do administrador/mudar nome de usuário para "usurp" outro nome de usuário que já está em uso.

Terei o estatuto de "autoconfirmado" em outras wikis?

Não. Você terá que esperar a quantidade adequada de tempo após o primeiro login em cada wiki individual, antes de obter o estatuto de autoconfirmado.

Posso fundir contas de wikis com restrição de criação de contas?

Não, isso não é possível no momento. Isso é para evitar que um usuário crie uma conta em um wiki aberto e, em seguida, fundi-lo em um wiki restrito, o que permitiria ao usuário acessar o restrito.

Why does my login fail on another wikimedia wiki after I have logged in?

This is not a failure of the unified login system, it is typically a related issue of a browser preventing the login through restricting cookies being set for your login.

Noting that each sister set of wikis has a different base domain name, eg. wikipedia.org, wikimedia.org, wikisource.org, etc. and the cookies are set accordingly. If your login constantly fails, you should consider lodging a phabricator: bug report.

See also … How to report a bug.

Ver também

Anúncios e notícias

Notas