Política de supressão

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Oversight policy and the translation is 100% complete.

Oversight ou supressão contempla a ocultação de revisões de histórico, sumários de edição, nomes de usuários ou registros da visualização pública. Esta permissão é disponibilizada aos supervisores, aos stewards e aos usuários incluídos no grupo global staff. Dados suprimidos só podem ser visualizados e restaurados por usuários pertencentes a esses grupos, com a exceção da ouvidoria que poderão visualizar dados suprimidos (mas não restaurá-los).

Oversight e supressão são muitas vezes usados alternadamente; o recurso de oversight deriva da extensão de Oversight depreciada do software MediaWiki, a qual foi substituída em favor de uma ferramenta mais flexível conhecida como RevisionDelete.

Sobre

Inicialmente, uma extensão MediaWiki conhecida como Oversight era utilizada para ocultar dados da visualização pública (inclusive de administradores); somente os usuários com a permissão de 'oversight' eram capazes de visualizar um conteúdo que tivesse sofrido tal ação. Como se fazia necessário o acesso à base de dados para desfazer as ações, um novo sistema conhecido como RevisionDelete foi introduzido como parte do núcleo MediaWiki na versão 1.16 para substituir o Oversight tradicional.

A ferramenta RevisionDelete permitia que edições e entradas de registros suprimidas fossem restauradas sem uma verificação direta à base de dados. Além disso, eram identificadas no histórico da página quais edições haviam sido suprimidas. Em 2015, após a conversão das antigas ações de oversight para ações suprimidas, a extensão de oversight foi removida de todas as wikis da Fundação Wikimedia.

Com a funcionalidade RevisionDelete do Mediawiki, revisões de histórico, sumários de edição e o nome do usuário ou endereço IP podem ser suprimidos do histórico das páginas. Nas entradas dos registros, é possível suprimir o alvo e seus parâmetros, o sumário de edição e o nome do usuário que executou a ação. Adicionalmente, com a permissão 'hideuser', os supervisores podem suprimir um nome de usuário de todas as edições em páginas e entradas de registros ao efetuarem um bloqueio.

As supressões são listadas em um registro privado que é visível apenas ao usuários incluídos nos grupos mencionados acima. Este registro pode ser consultado em Special:Log/suppress.

Permissões

Nas wikis da Fundação Wikimedia, os usuários com o estatuto de oversight possuem, por padrão, as seguintes permissões. Algumas wikis podem apresentar configurações diferentes, no entanto.

  • 'deleterevision' — Eliminar e restaurar revisões específicas de páginas
  • 'deletelogentry' — Eliminar e restaurar entradas específicas de registos
  • 'hideuser' — Bloquear or desbloquear um nome de usuário, escondendo-o do público
  • 'suppressrevision' — Rever e restaurar edições indisponíveis a administradores
  • 'suppressionlog' — Ver registros privados
  • 'abusefilter-hide-log' — Ocultar entradas do filtro de abusos
  • 'abusefilter-hidden-log' — Ver entradas ocultadas do registro de abusos

Canal no IRC

Existe um canal privado no IRC (#wikimedia-privacyconectar) ao qual todos os supervisores e stewards que utilizam o IRC podem ter acesso. Entre em contato com um steward se necessitar de ajuda para acessá-lo.

Política

Uso

É permitido o uso desta ferramenta em quatro circunstâncias:

  1. Remoção de informações pessoais não públicas como números de telefone, endereços residenciais, locais de trabalho ou identificações de indivíduos anônimos ou pseudônimos que não tenham tornado pública sua identidade, ou de pessoas públicas que não tornaram pública aquela informação pessoal.
  2. Remoção de informação potencialmente difamatória, seja:
    • Por recomendação do conselho da Fundação Wikimedia ou;
    • Quando o caso é evidente e não há razão editorial para se manter o conteúdo.
  3. Remoção de violação de direitos autorais por recomendação do conselho da Fundação Wikimedia.
  4. Ocultação de nomes claramente ofensivos em listas e registros automáticos, onde houver comprometimento ao histórico de edições. Um ataque ofensivo é aquele obviamente impingido com a intenção de denegrir, ameaçar, difamar, insultar ou assediar alguém.

Supervisores locais devem, via de regra, efetuar as supressões localmente quando estiverem disponíveis. Stewards podem realizar supressões locais em situações de emergência, no decorrer de questões que envolvam múltiplas wikis (cross-wiki), ou se não houver supervisores locais disponíveis (vide detalhes de contato).

Acesso

O estatuto de supervisor é atribuído pelos stewards. Esta seção apenas descreve a atuação dos stewards no processo e a política de acesso a informações não públicas.

Os supervisores devem ter pelo menos 18 anos de idade e maioridade legal em seu local de residência. Além disso, devem concordar em assinar o acordo de confidencialidade para informações não públicas da Fundação Wikimedia. Também devem estar familiarizados com a política de privacidade.

Os stewards podem visualizar as edições que sofreram oversight em todas as wikis e também podem atribuir a si próprios o estatuto de supervisor em casos de emergência ou em wikis sem supervisores locais quando isto se fizer necessário. Em qualquer wiki, deve haver pelo menos dois supervisores ou nenhum. Isto é assim determinado para que eles possam estabelecer um controle mútuo e confirmar as suas ações. Se apenas um supervisor permanecer numa wiki (geralmente quando o outro se torna inativo ou perde as ferramentas), a comunidade deverá escolher um novo supervisor imediatamente ou remover o único supervisor restante.

Em wikis sem um conselho de arbitragem, a comunidade deve aprovar os supervisores por consenso. Os usuários interessados em obter o estatuto de supervisor deverão solicitá-lo localmente, fazendo um anúncio formal à comunidade (páginas de discussão, listas de e-mail etc.). Após a obtenção do consenso para a aprovação (pelo menos 70-80% dos votos favoráveis em uma votação individual que admita votos favoráveis e contrários, ou o maior número de votos em votações com vários candidatos) e, ao menos, 25-30 votos favoráveis, o usuário poderá solicitar o acesso em: Steward requests/Permissions, fornecendo uma ligação para a página de aprovação.

Nas wikis com um conselho de arbitragem eleito com a aprovação de 25 a 30 editores, os usuários podem também ser apontados por este comitê, a menos que a comunidade local prefira eleições independentes. Após a divulgação do resultado, um membro do conselho de arbitragem deverá fazer um pedido para a atribuição do estatuto na página Steward requests/Permissions

Os administradores locais também podem apagar a revisão específica ou as entradas de registros contendo os dados a serem suprimidos, mas estes continuarão visíveis aos administradores até sofrerem oversight.

Remoção do acesso

O estatuto de supervisor é removido pelos stewards, utilizando-se das mesmas regras descritas na política de CheckUser. Esta seção apenas descreve atuação dos stewards.

Qualquer usuário com o estatuto de supervisor que estiver inativo há mais de um ano terá o seu acesso removido.

Em caso de uso abusivo da ferramenta, o steward ou o usuário com o estatuto de oversight terá imediatamente o seu acesso removido. Isto ocorrerá, especialmente, se as ações tiverem sido feitas rotineiramente sem um motivo válido (ligações e provas de má conduta devem ser fornecidas).

Suspeitas de abuso da ferramenta devem ser discutidas em cada wiki, localmente. Em wikis com um conselho de arbitragem, este poderá decidir sobre a remoção do acesso. Em wikis sem conselho de arbitragem aprovado, a comunidade poderá votar pela remoção do acesso. A remoção apenas pode ser feita por stewards. Um steward não pode decidir remover o acesso por conta própria, mas pode ajudar a fornecer informações necessárias para provar o abuso (como registros). Se necessário, e particularmente em casos de desrespeito à política de privacidade, o Conselho Diretivo da Fundação Wikimedia poderá ser solicitado a se pronunciar pela remoção de acesso.

Pedidos de oversight

Por favor, não faça o seu pedido em páginas ou canais públicos.

Em todas as wikis da WMF

  • Stewards podem atribuir a si próprios o estatuto de oversight, localmente, em wikis específicas, se necessário.
  • Por favor, verifique se a wiki em questão possui supervisores locais antes de contatar um steward; uma lista encontra-se abaixo.
  • Por favor, não faça o seu pedido na wiki nem o divulgue em canais públicos do IRC. Todos os pedidos devem ser feitos de maneira privada.
  • Os Ombuds são capazes de visualizar revisões que sofreram oversight.

IRC

  • Usuários podem contatar os stewards no canal do IRC #wikimedia-stewardsconectar. Por favor, procure por um steward no canal e, então, faça a sua solicitação por meio de uma mensagem privada dirigida a ele. Não divulge o seu pedido no canal público dos stewards. Em situações de emergência, digite !steward no canal para chamar a atenção dos stewards.

Email

Wikipédia em bielorrusso

  1. Mienski (e-mail)
  2. Wizardist (e-mail)

Wikipédia em chinês

  1. Jimmy Xu (e-mail)
  2. Wong128hk (e-mail)

Wikipédia em inglês

  1. AmandaNP (e-mail)
  2. Amorymeltzer (e-mail)
  3. Anarchyte (e-mail)
  4. Aoidh (e-mail)
  5. Barkeep49 (e-mail)
  6. Bradv (e-mail)
  7. Cabayi (e-mail)
  8. Callanecc (e-mail)
  9. CaptainEek (e-mail)
  10. Doug Weller (e-mail)
  11. Dreamy Jazz (e-mail)
  12. Drmies (e-mail)
  13. Dweller (e-mail)
  14. Firefly (e-mail)
  15. GB fan (e-mail)
  16. GorillaWarfare (e-mail)
  17. Guerillero (e-mail)
  18. HJ Mitchell (e-mail)
  19. KrakatoaKatie (e-mail)
  20. Ks0stm (e-mail)
  21. L235 (e-mail)
  22. Lofty abyss (e-mail)
  23. LuK3 (e-mail)
  24. Mailer diablo (e-mail)
  25. Maxim (e-mail)
  26. Moneytrees (e-mail)
  27. Mz7 (e-mail)
  28. Oshwah (e-mail)
  29. PhilKnight (e-mail)
  30. Ponyo (e-mail)
  31. Primefac (e-mail)
  32. Richwales (e-mail)
  33. RickinBaltimore (e-mail)
  34. Risker (e-mail)
  35. Salvio giuliano (e-mail)
  36. Sdrqaz (e-mail)
  37. Stwalkerster (e-mail)
  38. The Blade of the Northern Lights (e-mail)
  39. Thryduulf (e-mail)
  40. ToBeFree (e-mail)
  41. Vanamonde93 (e-mail)
  42. Wugapodes (e-mail)
  43. Xaosflux (e-mail)
  44. Z1720 (e-mail)

Wikipédia em finlandês

  1. Ejs-80 (e-mail)
  2. Harriv (e-mail)

Wikipédia em francês

  1. Arcyon37 (e-mail)
  2. Bédévore (e-mail)
  3. JohnNewton8 (e-mail)
  4. Jules* (e-mail)
  5. Kropotkine 113 (e-mail)
  6. Lomita (e-mail)

Wikipédia em alemão

  1. Doc Taxon (e-mail)
  2. Nolispanmo (e-mail)
  3. Ra'ike (e-mail)
  4. Stefan64 (e-mail)

Wikipédia em indonésio

  1. David Wadie Fisher-Freberg (e-mail)
  2. Meursault2004 (e-mail)
  3. Nohirara (e-mail)

Wikipédia em japonês

  1. Infinite0694 (e-mail)
  2. Ohgi (e-mail)
  3. Penn Station (e-mail)
  4. W.CC (e-mail)

Wikipédia em coreano

  1. *Youngjin (e-mail)
  2. -revi (e-mail)
  3. Sotiale (e-mail)
  4. 이강철 (e-mail)

Wikipédia em persa

  1. Huji (e-mail)
  2. Ladsgroup (e-mail)

Wikipédia em polonês

  1. Elfhelm (e-mail)
  2. Mathieu Mars (e-mail)
  3. Mpn (e-mail)

Wikipédia em português

  1. Albertoleoncio (e-mail)
  2. Érico (e-mail)

Wikipédia em russo

  1. DR (e-mail)
  2. Q-bit array (e-mail)
  3. Tatewaki (e-mail)
  4. Ле Лой (e-mail)

Wikipédia em inglês simples

  1. Djsasso (e-mail)
  2. Enfcer (e-mail)
  3. Eptalon (e-mail)
  4. Fehufanga (e-mail)
  5. Peterdownunder (e-mail)

Wikipédia em espanhol

  1. -jem- (e-mail)
  2. Platonides (e-mail)

Wikipédia em turco

  1. Doğu (e-mail)
  2. Eldarion (e-mail)
  3. Elmacenderesi (e-mail)
  4. Taysin (e-mail)
  5. Vito Genovese (e-mail)

Wikipédia em ucraniano

  1. Goo3 (e-mail)
  2. Piramidion (e-mail)
  3. Yukh68 (e-mail)

Wikimedia Commons

  1. Minorax (e-mail)
  2. Odder (e-mail)
  3. Rama (e-mail)
  4. Raymond (e-mail)

Meta-Wiki

  1. DerHexer (e-mail)
  2. Elton (e-mail)
  3. Minorax (e-mail)
  4. Sotiale (e-mail)
  5. Xaosflux (e-mail)

Wikidata

  1. Ajraddatz (e-mail)
  2. DannyS712 (e-mail)
  3. Esteban16 (e-mail)

Wikitech

  1. BryanDavis (e-mail)
  2. DeltaQuad (e-mail)
  3. WMFOffice (e-mail)

Ver também