Usuários não registrados

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Unregistered user and the translation is 73% complete.

Os usuários que não estão conectados são chamados de usuários não registrados, ou usuários de IP. Esses usuários podem editar as páginas que não são protegidas ou semi-protegidas; suas edições irá aparecer nos históricos da página ao lado do endereço IP de onde elas foram feitas.

Nas wikis da Wikimedia, os usuários não registrados estavam, inicialmente, apenas em uma pequena desvantagem para usuários registrados, mas como o passar do tempo, mais recursos se tornaram disponíveis a eles. Usuários não registrados não podem mover páginas, usando as preferências, fazer upload de mídia, ou manter uma lista de páginas vigiadas. Nas Wikipédias em inglês, Indonésio, português e em persa, eles não podem criar páginas fora do namespaceS "discussão", e "rascunhos". Como os endereços IP são, por vezes dinâmicos, uma página de usuário baseada em IP pode ser impraticável, e, de fato, não é permitido em algumas wikis. Usuários não cadastrados às vezes são proibidos de participar em processos como debates de exclusão e de permissões, ou só podem participar de forma restrita (por exemplo, podem deixar comentários, mas não podem votar).

Usuários não registrados também não são capazes de selecionar a opção de edição menor, pois isso pode permitir que um usuário mal-humorado faça alterações indesejáveis que não serão vistas por algum tempo.

Usuários não registrados também são chamados de usuários anônimos, ou anons, em oposição a pseudônimos de usuários (nomes de usuário em wikis da Wikimedia são principalmente pseudônimos, não nomes reais). No entanto, isso é ambíguo e, estritamente falando, incorreto. A visibilidade pública do endereço IP de um usuário não registrado significa que sua localização geográfica e/ou a organização da qual ele está postando pode ser pesquisada. Além disso, em casos legais extremos, o computador do qual o usuário contribui pode ser identificado por meio de uma intimação ao ISP, o que pode eventualmente levar à identificação do usuário. Nesse sentido, usuários não registrados são de fato menos anônimos do que usuário registrados que não revelam nenhuma informação pessoal.

História

A criação de artigos por editores de IP foi desativada na Wikipédia em inglês após a Incidente de biografia da Wikipédia em 2005.

Em dezembro de 2009, a criação de artigos por editores de IP na Wikipedia Indonésia foi desativada (discussão comunitária, solicitação técnica).

In 2014, the creation of articles for IP editors were disabled on Persian Wikipedia. Between October 20, 2021 and April 20, 2022, editing for unregistered users were also disabled on the article namespace as part of an IP editing restriction study.

Em 2019, a Fundação Wikimedia propôs ocultar endereços IP de usuários não registrados do público.

Em 2020, a Wikipédia lusófona desativou a edição para usuários não registrados pelo voto da comunidade..

Ver também