Ajuda:Autenticação unificada

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Help:Unified login and the translation is 86% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
H:UL
A sua conta global (também denominada de autenticação unificada ou SUL/autenticação do utilizador única) é o seu único nome de utilizador em todos os projetos da Wikimedia (exceto em algumas wikis especiais, por exemplo, Wikitech). Isto proporciona-lhe uma identidade consistente em toda a Wikimedia, possibilita funcionalidades, tal como páginas do utilizador globais, reduz vetores para imitação, e permite-lhe visitar muitos projetos sem ter que iniciar a sessão manualmente em cada wiki. Pode criar uma conta global, visitando Unificação da autenticação completa! num projeto onde já tenha uma conta, e seguindo as instruções.

Sobre as contas Globais

O que é

A Fundação Wikimedia opera muitas wikis editáveis em muitos idiomas. Tradicionalmente, um utilizador tinha de criar uma conta em separado para cada wiki. Isto fazia com que fosse mais difícil participar nas várias wikis, especialmente a Wikimedia Commons tornou a integração de multimédia mais essencial e a Wikidados tornou-se a wiki central para hiperligações entre as wikis.

A sua conta global resolve estes problemas guardando o seu nome em todas as wikis (impedindo quem quer que seja de fazer passar-se por si) e criando a sua conta local ao visitar uma wiki pela primeira vez.

Como unificar as suas contas

As contas de utilizador são agora globais por defeito, mas as contas mais antigas tinham de ser manualmente unificadas na página Unificação da autenticação completa!.

Pode utilizar Informações da conta global para ver os detalhes sobre a sua conta global. O endereço de e-mail e a palavra-passe que configurou nas 'Preferências' será utilizado em todas as wikis. Isto significa que irá poder iniciar a sessão em qualquer projeto público da Wikimedia com apenas o seu nome de utilizador e a palavra-passe.

O que isto altera

Registar um nome de utilizador em qualquer projeto público da Wikimedia reserva automaticamente esse nome em todos os outros; isto significa que os utilizadores diferentes não podem mais registar o mesmo nome de conta nas diferentes wikis. Os utilizadores só precisam de definir e confirmar os seus endereços de e-mail numa só conta. Alterar a palavra-passe em qualquer wiki altera-a em todas as outras wikis. 'Entrar' agora autentica o utilizador em todas as wikis unificadas simultaneamente, e navegar para fora da página de autenticação antes desta estar totalmente carregada pode resultar numa autenticação incompleta (por exemplo, o utilizador poderá não conseguir iniciar a sessão em todas as wikis com sucesso).

Wikis adicionais serão adicionadas à conta unificada da primeira vez que forem visitadas. Por exemplo, um utilizador habitual do Commons e na Wikipédia em alemão não entrará automaticamente no Wikilivros em inglês, mas se esse utilizador visitar o Wikilivros em inglês uma vez na conta, então, automaticamente identificar-se-á ao Wikilivros em inglês. Para conhecer as wikis conectadas à sua conta, visite Special:CentralAuth.

O que isto não altera

  • Algumas coisas ainda são locais:
    • Direitos de utilizador são maioritariamente locais, o que significa que os administradores não terão acesso de administrador em todo o lado. Os grupos globais, tais como os retornos globais, administradores globais, editores globais de interface e isenção de bloqueio de IP global podem ser solicitados em Pedidos de intendente/Permissões globais.
    • Preferências do utilizador são locais, ainda que o endereço de e-mail só precisa de ser definido e confirmado num local. Pode continuar a ter preferências diferentes em sites diferentes. Contudo, é possível definir preferências globais, se o desejar.[1]
    • Blocks are local, meaning that users blocked on one wiki will not be blocked on other wikis, unless otherwise blocked by an administrator on that wiki. However, if an account is globally locked it will lock that account on all public wikis.
  • Os utilizadores ainda podem ter contas com nomes diferentes em dois sites; no entanto, estas contas não serão associadas numa conta global.
  • O sistema de contas global está apenas disponível para os projetos da Wikimedia abertos; os sites que executem o software MediaWiki mas que não sejam operados pela 'Fundação' continuarão a ter sistemas de contas separados, mesmo se instalaram a extensão CentralAuth, que é responsável pelo sistema de identificação única.

Resolução de conflitos

Consulte também: Anúncio da finalização da 'Autenticação de Utilizador Único'

O sistema juntará automaticamente contas com o mesmo nome se tiverem o mesmo endereço de correio eletrónico autenticado, ou se o utilizador conseguir introduzir corretamente a sua palavra-passe.

Porque o registo tem sido durante muito tempo diferente em cada wiki, agora há muitos nomes de utilizador que pertencem a pessoas diferentes em wikis diferentes. O novo sistema apenas permite um utilizador por nome, então há alguns casos em que há contas que têm de mudar de nome. Isto tem de ser feito manualmente por um steward (veja Steward requests/Username changes).

Os utilizadores poderão pesquisar possíveis conflitos antes de juntar usando Special:CentralAuth.

Perguntas mais frequentes

O meu nome de utilizador global pode ser renomeado?

Sim. Pode solicitar a renomeação, utilizando este formulário ou solicitando em Pedidos de intendente/Alterações de nome de utilizador, onde um intendente ou um renomeador global irá ver o seu pedido. Consulte a política de renomeação global para detalhes.

Eu tenho duas ou mais contas com nomes diferentes. Estas podem ser unidas em uma conta?

Não. Note que os nomes de utilizador na maioria dos projetos individuais podem ser renomeados de maneira preventiva.

Alguém está a utilizar o meu nome noutra wiki. Como é que eu posso obter essa conta?

A existência da outra conta não significa necessariamente que não pode adquirir a conta global. No entanto, pode não ser o que tem o melhor direito ao nome de utilizador, por exemplo, o outro utilizador tem mais edições ou é membro de certos grupos, como os administradores ou os burocratas. É possível que tenha que pedir que mudem o seu nome, ou pode ter de mudar o nome da sua conta.

Pode colocar um pedido em Pedidos de intendente/Alterações de nome de utilizador para "usurpar" outro nome de utilizador que já está a ser utilizado.

Eu já terei auto confirmado o estado nas outras wikis?

Não. Terá de esperar o tempo necessário depois de iniciar a sessão pela primeira vez em cada wiki em particular, antes de obter o estado de auto confirmado.

Eu posso unir contas das wikis com a criação de contas restringida?

Não, isto não é atualmente possível. Isto é para evitar que um utilizador crie uma conta numa wiki aberta e depois uni-la numa wiki restringida, o que poderia permitir que o utilizador acedesse à wiki restringida.

Why does my login fail on another wikimedia wiki after I have logged in?

This is not a failure of the unified login system, it is typically a related issue of a browser preventing the login through restricting cookies being set for your login.

Noting that each sister set of wikis has a different base domain name, eg. wikipedia.org, wikimedia.org, wikisource.org, etc. and the cookies are set accordingly. If your login constantly fails, you should consider lodging a phabricator: bug report.

See also … How to report a bug.

Consulte também

Anúncios e notícias

Notas