CheckUser policy/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
Língua: English · العربية · azərbaycanca · български · català · čeština · Deutsch · English · Esperanto · español · français · hrvatski · magyar · Bahasa Indonesia · italiano · 日本語 · 한국어 · मराठी · occitan · polski · português · română · русский · sicilianu · slovenčina · shqip · српски / srpski · svenska · Türkçe · українська · Tiếng Việt · 中文
Políticas e diretrizes Política do CheckUser
Esta página fornece informações sobre o acesso CheckUser e descreve a política sobre seu uso. Foi discutido em setembro e outubro de 2005 e foi lançado em novembro de 2005.
Meta-Wiki Checkuser-2000px.png

Status de CheckUser[edit]

CheckUser é uma interface especial para usuários com permissão de CheckUser. Um usuário com o status de CheckUser tem a possibilidade de verificar se um determinado usuário é um sock puppet de outro usuário numa determinada wiki (não em todas). Utilizando esta funcionalidade consegue-se:

  • Determinar o IP por onde o usuário edita a Wikipédia
  • Determinar as edições de um determinado ip (mesmo quando logado).

Esta informação é apenas guardada durante um curto período, por isso, edições feitas anteriormente não serão mostradas via Checkuser. É guardado um registo sobre quem fez uso da ferramenta. Esse registo está disponível para quem tenha acesso de CheckUser, desta forma:

5 sep 2005 17:29 UserX got IPs for UserY
5 sep 2005 17:29 UserX got edits for 127.0.0.1

Ver Help:CheckUser para o manual do usuário.

Política de privacidade da Wikimedia[edit]

  • A política de privacidade da Wikimedia e seus projectos é tremendamente importante. A não ser que alguém esteja definitivamente violando a política da Wikimedia (vandalismo por bot ou spam), a revelação do seu IP, paradeiro ou de informações suficientes para a sua identificação será considerada violação.
  • O CheckUser requer um nível de confidencialidade semelhante ao que usamos com nossas informações mais confidenciais.
É política da Wikimedia que toda informação pessoal derivada dos dados recolhidos dos registos dos servidores não seja divulgada por quem a ela tenha acesso, excepto nos seguintes casos:
  1. Como resposta a uma notificação ou outro pedido compulsório por parte das autoridades legais
  2. Com a permissão do usuário em causa
  3. A Jimbo Wales, ao seu representante legal ou designado, quando necessário para a investigação de queixas de abuso
  4. Onde a informação pertencente às visualizações de páginas geradas por um spider ou bot e sua disseminação é necessária para ilustrar ou resolver assuntos técnicos.
  5. Quando o usuário tenha vandalizado páginas ou se tenha persistentemente comportado de forma grosseira, a informação poderá ser divulgada por forma a ajudar à formulação de queixa ao respectivo Serviço Provedor de Internet (ISP)
  6. Quando seja razoavelmente necessário para a protecção dos direitos ou segurança da Fundação Wikimedia, dos seus usuários ou do público
A política da Wikimedia não permite a distribuição pública dessa informação, em nenhuma circunstância, excepto as abaixo referenciadas.

Liberação de informação

  • Mesmo que o usuário esteja cometendo abusos, é preferível, se possível, não revelar informação pessoal.
  • Por norma, não se deve revelar IPs. Apenas fornecer informação sobre se pertence ou não à mesma rede ou similar. No caso de ser fornecida tal informação, assegurar que a pessoa a quem ela é fornecida é de confiança e não a irá revelar.
  • Se o usuário disse que é de algum lugar e o IP confirma isso, não se trata de divulgar informação pessoal na confirmação, caso necessário.
  • Se o usuário pertencer a um grande Provedor de Serviços Internet (ISP), (ex: AOL, NTL, BT, Telstra), ele é um entre milhões e não é pessoalmente identificável.
  • A revelação do país de origem não é normalmente considerada identificação pessoal (ex: "Usuário:Querulous edita a partir do Brasil, Usuário:Sockpuppet edita a partir de Portugal").
  • Em caso de dúvida, não fornecer detalhes.

Utilização[edit]

A ferramenta tem de ser utilizada para combater vandalismos ou para verificar abusos de socket puppets (por exemplo, em suspeitas de abusos em votações). Deve ser utilizada apenas para prevenir problemas em um ou mais projetos da Wikimedia.

Não é permitido que a ferramenta seja utilizada para controles políticos (por grupos e patrulhas ideológicas), nem para pressionar usuários, muito menos para ameaçar aqueles com que você tenha algum desentendimento. É necessário que haja um motivo válido para verificar um usuário, e um mero desentendimento entre os usuários não é um motivo válido.

É permitido verificar um usuário específico a partir de um pedido que o mesmo tenha feito, quando o mesmo quiser alegar publicamente a sua inocência.

Lembre-se de que socket puppets não são proibidos (as pessoas podem editar a Wikipédia através de várias contas). O abuso na utilização de socket puppets (como votar na mesma votação com duas identidades diferentes) é que deve ser verificado.

Notificar o usuário de que o mesmo está sendo investigado não é obrigatório, mas quem for realizar a verificação pode comunicar o mesmo se assim considerar agir corretamente. Da mesma forma, não é obrigatória a divulgação dos resultados para toda a comunidade, mas tal poderá ser feito desde que não se desrespeitem as políticas de privacidade.

Acesso[edit]


O status de CheckUser é concedido apenas a alguns poucos usuários e aos Stewards. Usuários terão o status de CheckUser apenas localmente.

Se em um projeto existem CheckUsers locais, as verificações devem geralmente ser feitas por eles. Nas emergências, ou para verificações em multiprojetos, como no caso do vandalismo cross-wiki, os stewards podem executar verificações locais. Os stewards devem remover o acesso de CheckUser nos projetos quando da conclusão das verificações e notificar os CheckUsers locais ou a lista de email de CheckUsers.

Em qualquer wiki, deve haver pelo menos dois usuários com status de CheckUser, ou nenhum. Isto é assim para que possam mutuamente controlar e confirmar suas ações. No caso de somente um CheckUser restar em uma wiki (quando o único outro se afasta, ou é removido), a comunidade deve apontar um CheckUser novo imediatamente (de modo que o número de CheckUsers é de pelo menos dois).

Em wikis com um comitê (conselho) de arbitragem (ArbCom) cujos membros tenham sido eleitos com o apoio de pelo menos 25-30 membros da comunidade local, CheckUsers podem ser apontados pelos árbitros somente. Após obterem um acordo, um membro do comitê deve simplesmente listar o candidato em Steward requests/Permissions.

Em uma wiki sem um comitê de arbitragem que satisfaça o critério acima, ou onde a comunidade prefira eleições independentes, duas opções são possíveis:

A comunidade precisa aprovar pelo menos dois CheckUsers por consenso. A atividade será checada mutualmente. O usuário que requerer o status de CheckUser deve requerê-lo em sua própria comunidade local e divulgar este pedido propriamente (Esplanada, mailing list quando houver, ...). O usuário deve estar familiarizado com a política de privacidade. Após obter consenso (pelo menos 70%-80% em votação com votos favoráveis e contrários, ou o número o mais elevado de votos em eleições da escolha múltipla) em sua comunidade local, com pelo menos a aprovação de 25 a 30 editores, o usuário deve listar a si mesmo em Steward requests/Permissions com um link para a página com a decisão da comunidade.
Se um número insuficiente de votantes não permitir que se vote por dois CheckUsers em uma wiki, não haverá CheckUser algum naquela wiki. Os editores terão que pedir a um Steward para checar se o Usuário:X é um sockpuppet do Usuário:Y. Para fazê-lo, simplesmente adicione o seu pedido em Steward requests/Checkuser listando esses usuários e explicando por que você pediu tal checagem (com links). Você também precisa de um consenso da comunidade (como acima). O Steward vai responder-te se esses dois usuários são do mesmo IP, mesmo proxy, mesma rede, mesmo país, ou se não têm nenhuma relação entre si (ver discussão sobre o que o Steward deveria mais precisamente dizer ao usuário).

Remoção do acesso[edit]

Qualquer conta de usuário com estatuto de checkuser que estiver inativa por mais de um ano terá seu acesso checkuser removido.

Em caso de uso abusivo da ferramenta, o steward ou o usuário com o privilégio de CheckUser terá seu acesso imediatamente removido. Isso irá acontecer particularmente se as checagens são feitas rotineiramente em editores sem um motivo sério para tal (links e provas de mal comportamento deve ser providenciado).

As suspeitas de abusos deverão ser discutidas localmente em cada wiki. Em comunidades com ArbCom (Comitê de Arbitragem), o mesmo que deverá decidir pela remoção de acesso à ferramenta. Comunidades sem o ArbCom deverão realizar votação relativa a remoção do acesso ao checkuser. A remoção não poderá ser decidida pelos stewards. Os stewards não podem decidir sozinhos sobre a remoção, mas poderão ajudar com as informações necessárias para provar o abuso (logs). Se necessário, e se ocorrer desrespeito à política de privacidade, o conselho da Wikimedia Foundation poderá ser consultado sobre a remoção do acesso ao checkuser.

Em caso de apenas um checkuser sobrar na wiki, a comunidade deve eleger um novo checkuser (para que o número de checkusers seja de pelo menos dois).

Atuais usuários com acesso[edit]

  • Edit (last updated: 2019-12-13)


Everywhere[edit]

Arabic Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Elph
  2. Meno25
  3. باسم
  4. جار الله
  5. علاء

Bengali Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list
Local policy mandates that only users who gain at least 25 votes in favor and 80% support can be appointed (application will open for no less than 30 days).

  1. আফতাবুজ্জামান
  2. NahidSultan

Catalan Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Góngora
  2. KRLS

Croatian Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Ex13
  2. Vodomar

Czech Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Jagro
  2. Martin Urbanec
  3. Mormegil

Danish Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Kaare
  2. KnudW
  3. Sir48

Dutch Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

Appointed by Arbcom
  1. Akoopal
  2. Ellywa
  3. Groucho NL
  4. Japiot
  5. Jcb

English Wikibooks[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. QuiteUnusual
  2. Xania

English Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

Appointed by ArbCom
  1. AGK
  2. Alison
  3. Bbb23
  4. Beeblebrox
  5. Berean Hunter
  6. DGG
  7. Doug Weller
  8. Drmies
  9. GorillaWarfare
  10. Guerillero
  11. Ivanvector
  12. Joe Roe
  13. Jpgordon
  14. KrakatoaKatie
  15. L235
  16. Mailer diablo
  17. Materialscientist
  18. Mkdw
  19. MusikAnimal
  20. Mz7
  21. NativeForeigner
  22. NinjaRobotPirate
  23. Opabinia regalis
  24. PhilKnight
  25. Ponyo
  26. Premeditated Chaos
  27. Reaper Eternal
  28. Risker
  29. Salvio giuliano
  30. SQL
  31. ST47
  32. Stwalkerster
  33. TonyBallioni
  34. Versageek
  35. Worm That Turned
  36. ‎Yunshui
  37. Zzuuzz
Founder
  1. Jimbo Wales

English Wiktionary[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Chuck Entz
  2. TheDaveRoss

Finnish Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Ejs-80
  2. Harriv
  3. Stryn

French Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

Appointed by ArbCom
  1. 0x010C
  2. AntonierCH
  3. Gratus
  4. Hexasoft
  5. Linedwell

German Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Alraunenstern
  2. Hephaion
  3. Perrak
  4. Rax

Hebrew Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Deror avi
  2. Matanya
  3. בריאן
  4. יונה בנדלאק
  5. עוזי ו.

Hungarian Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list (requests and policy)

  1. Bináris
  2. Csigabi
  3. Grin
  4. Pallerti
  5. Tgr

Indonesian Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Aldnonymous
  2. Bennylin
  3. Bonaditya
  4. Meursault2004
  5. Mimihitam

Italian Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Ask21
  2. Gac
  3. L736E
  4. Melos
  5. Ruthven
  6. Shivanarayana
  7. Vituzzu

Japanese Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list (policy)

  1. Bellcricket
  2. Penn Station
  3. Y-dash
  4. さかおり

Korean Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list (policy and request)

  1. Dmthoth
  2. IRTC1015
  3. Sotiale
  4. 이강철

Malayalam Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list (Policy and Requests)

  1. Kiran Gopi
  2. Razimantv

Persian Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Huji
  2. Ladsgroup
  3. Sahehco

Polish Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list
Due to a new policy on the Polish Wikipedia, users who gain 85% of votes in favor may become CheckUsers

  1. Masti
  2. Nedops
  3. Ptjackyll
  4. Pundit
  5. Saper
  6. Wojciech Pędzich

Portuguese Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

Under the local policy, CheckUsers are elected with one year term.

  1. Érico until 19:59, 27 November 2020
  2. Stanglavine until 21:32, 12 February 2020
  3. Stegop until 14:18, 23 February 2020
  4. Tks4Fish until 20:20, 10 January 2020

Russian Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

Appointed by ArbCom
  1. DR
  2. OneLittleMouse
  3. Q-bit array
  4. Wulfson
  5. Ле Лой

Serbian Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Djordjes
  2. Dungodung
  3. Обрадовић Горан

Simple English Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Bsadowski1
  2. Djsasso
  3. Eptalon
  4. Lofty abyss
  5. Peterdownunder

Slovene Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. MZaplotnik
  2. Romanm

Spanish Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list
Local policy mandates that only users who gain at least 30 votes in favor and 80% support can be appointed.

  1. Alhen
  2. Bernard
  3. Montgomery
  4. Rastrojo

Swedish Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Fluff
  2. Julle
  3. Tegel

Thai Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. B20180
  2. Geonuch

Turkish Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Eldarion
  2. Elmacenderesi

Ukrainian Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

Appointed by ArbCom
  1. NickK
  2. VictorAnyakin
  3. Стефанко1982

Vietnamese Wikipedia[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. DHN
  2. Mxn

Wikimedia Commons[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Elcobbola
  2. Jameslwoodward
  3. Krd
  4. Magog the Ogre
  5. Trijnstel

Wikispecies[edit]

Automatically generated checkusers list

  1. Dan Koehl
  2. Faendalimas
  3. Koavf

Meta[edit]

Automatically generated checkusers list · (information page and requests page)

  1. Ajraddatz
  2. MarcoAurelio
  3. Trijnstel
  4. Vituzzu


Ver também[edit]