Editores de interface

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Global interface editors and the translation is 56% complete.
Outdated translations are marked like this.

Os editores de interface são utilizadores confiáveis que podem editar todas as páginas, incluindo aquelas do domínio MediaWiki em todas as wikis. Eles realizam manutenções nas predefinições e nos arquivos Javascript (*.js) e folhas de estilo em cascata (Cascading Style Sheet) (*.css) do site. Esta permissão está habilitada em qualquer wiki pública da Wikimedia que partilha acesso via CentralAuth e SUL, e deve ser unicamente empregada em manutenção não controversa, ou por solicitação da comunidade local. Haja vista que os utilizadores deste grupo podem causar sérios danos nas wikis da Wikimedia se usarem as suas ferramentas incorretamente, o estatuto de editor de interface é atribuído apenas a utilizadores que têm um histórico muito significativo em atividades de manutenção de códigos e de scripts.

Escopo

Este grupo global, denominado "Global interface editors" (global-interface-editor), é habilitado em todas as wikis da Wikimedia com acesso partilhado via CentralAuth e SUL (incluindo wikis fechadas e excluindo wikis privadas e fishbowl wikis). Os projetos não podem optar individualmente por bloquear o acesso local dos editores de interface globais. Entretanto, os editores de interface não devem realizar qualquer alteração controversa na interface de projetos nos quais eles não estejam inclusos em um grupo de usuário local que lhe conceda este direito.

Os editores de interface devem evitar fazer alterações rotineiras nas interfaces de wikis maiores sem concordância prévia. Projetos que contam com comunidades estabelecidas e processos para manutenção de scripts devem ser evitados. Os funcionários da Fundação Wikimedia que estiverem a editar a interface como parte de suas tarefas oficiais estão isentos dessa restrição, uma vez que Fundação Wikimedia possui as suas próprias políticas internas relativas aos funcionários e às permissões dos utilizadores.

Pedidos de aprovação

Os pedidos de aprovação devem ser feitos em Steward requests/Global permissions, e a discussão deve durar, no mínimo, cinco dias; se houver consenso e os critérios do escopo de atuação forem satisfeitos, a permissão será atribuída por um steward. A necessidade desta permissão deve ser claramente evidenciada. Informações que fundamentem o pedido também devem ser fornecidas, tal como experiência no desenvolvimento da MediaWiki ou outras experiências com programação nas wikis da Wikimedia.

Alternativamente, esta permissão pode ser atribuída a funcionários da Fundação Wikimedia a pedido desta.

Por padrão, a aprovação deverá ser temporária, variando de qualquer período mínimo até um ano, e será incluída na página $sr-temp. Um pedido de aprovação por maior período pode ser submetido por usuários que são editores de interface há mais tempo, após vários pedidos de renovação bem sucedidos. Pedidos de renovação podem ser feitos através de uma nova solicitação na página Steward requests/Global permissions. Isto não se aplica, entretanto, a funcionários contratados da Fundação Wikimedia.

Remoção

A continuidade do acesso à interface depende do nível de atividade do utilizador e da confiança da comunidade.

  • Mal uso ou abuso: Se esta permissão for utilizada para quaisquer ações controversas, como adições ou remoções significativas à interface de um site, ou controvérsias geradas em função de erros frequentes, o acesso será removido por um steward. Solicitações podem ser endereçadas a qualquer steward, acrescentando-se um pedido em Steward requests/Permissions#Removal of access ou, em situações de emergências, pelo canal IRC #wikimedia-stewardsConecte-se.
  • Inatividade: Se um editor de interface não tiver feito nenhuma edição global à interface durante seis meses, a permissão será removida por um steward.
    As contas de funcionários da Fundação Wikimedia não estão sujeitas a essa política se os direitos lhes forem atribuídos para propósitos da WMF. No entanto, a permissão pode ser removida a pedido da Fundação Wikimedia caso não seja mais necessária.

Uma revisão das ações de um editor de interface pode ser solicitada a qualquer steward ou através de um pedido de opinião.

Comunicação

Pedidos para suporte técnico pode ser feitos em Steward requests/Miscellaneous. Questões relacionadas a wikis técnicas pode ser submetidas em Tech Forum.

Se surgirem conflitos com a comunidade local, todos os esforços deverão ser levados a cabo para resolver a(s) questão/questões pacificamente. Em caso de dúvidas, os editores de interface são aconselhados a notificar antecipadamente a comunidade local acerca de suas edições via plantel de notificações, explicando quais as edições estão a ser realizadas. Se as disputas não puderem ser solucionadas, um pedido de opinião pode ser iniciado, ou a revisão da ação pode ser solicitada a qualquer steward.

Os editores de interface também devem criar uma página de utilizador global, na qual informem possuir estas permissões globais e como podem ser utilizadas (por exemplo, fazendo uma ligação para esta página).

Direitos

Estes são os direitos atribuídos aos editores de interface:

  • Not be affected by IP-based rate limits (autoconfirmed)
  • Edit pages (edit)
  • Edit pages protected as "Allow only autopatrollers" (editautopatrolprotected)
  • Edit the content model of a page (editcontentmodel)
  • Edit pages protected as "Allow only editors" (editeditorprotected)
  • Edit pages protected as "Allow only autopatrollers" (editextendedsemiprotected)
  • Edit the user interface (editinterface)
  • Edit pages protected as "Allow only administrators" (editprotected)
  • Edit pages protected as "Allow only autoconfirmed users" (editsemiprotected)
  • Edit sitewide CSS (editsitecss)
  • Edit sitewide JavaScript (editsitejs)
  • Edit sitewide JSON (editsitejson)
  • Edit other users' CSS files (editusercss)
  • Edit other users' JavaScript files (edituserjs)
  • Edit other users' JSON files (edituserjson)
  • Edit restricted pages (extendedconfirmed)
  • Enable two-factor authentication (oathauth-enable)
  • Change protection settings and edit cascade-protected pages (protect)
  • Not create redirects from source pages when moving pages (suppressredirect)
  • Override the disallowed titles or usernames list (tboverride)
  • Edit protected templates (templateeditor)

Ver também