Wikipédia à Lua

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikipedia to the Moon and the translation is 100% complete.
Página Inicial Fase 1: Cenários Fase 2: votação Fase 3: trabalhando Fase 4: finalização Sobre FAQ (Perguntas e Respostas)
  Concluido Concluido Concluido Concluido    

Um grupo de entusiastas da ciência de Berlim, Alemanha, estão planejando levar o seu próprio veículo robô à Lua. E eles querem levar a Wikipédia com eles. No ano do aniversário de 15 anos da Wikipédia, nossa comunidade global de editores está convidada a preparar a melhor cápsula do tempo (e espaço) de conhecimento.

Wikipédia à Lua – em resumo

Já faz quase 40 anos desde que a Voyager 2 levou uma mensagem da humanidade para o espaço sideral com o chamado "Disco de Ouro". Ele continha saudações, alguns sons e imagens, ... mas não a soma de todo o conhecimento.

Os Part-Time Scientists (Cientistas em Tempo Parcial) são um dos cinco times que ainda restam competindo no desafio Google Lunar XPRIZE. O objetivo deles é alcançar a lua até 2017, enviar o próprio veículo robô à superfície lunar, dirigí-lo por 500 metros e mandar imagens de volta à Terra. Não há muito espaço para levar coisas em um veículo espacial. Tipicamente, essa carga é constituída de experimentos científicos. O robô lunar dos Part-Time Scientists tem espaço para alguns desses experimentos, mas também levará um disco de dados que foi ofertado pela Seção Alemã da Wikimedia, Wikimedia Deutschland, para ser usado pela Wikipedia.

Então, por que não simplesmente fazer uma cópia da Wikipédia e pôr nesse disco? Porque o espaço disponível no disco é muito limitado e não caberia a versão da Wikipédia em nenhuma das grandes línguas - mesmo sem histórico de versões e arquivos de mídia. Mais importante, a Wikipédia é um projeto verdadeiramente global e até o momento tem conteúdo em mais de 300 línguas. Mesmo se apenas um retrato instantâneo da Wikipédia puder ser mandado à lua, o seu conteúdo deve refletir um retrato genuíno da "soma de todo conhecimento". Assim, ele deve conter não só a qualidade do trabalho da comunidade Wikipédia, mas também sua diversidade cultural, suas diferentes perspectivas e vozes.

Como fazer isso? Como decidir? Na Wikimedia Deutschland, nós pensamos que o melhor jeito de decidir sobre o retrato da Wikipédia para a viagem espacial é recorrer à força dos princípios básicos: Isto é um presente de aniversário para todas as comunidades Wikipédia pelo mudo. Vamos discutir como um movimento global e colaborar na própria wiki. É um desafio único, pois nunca antes todas as comunidades Wikipédia ao mesmo tempo foram chamadas para decidir e trabalhar em um projeto com espaço limitado... e tempo também. Para cumprir o prazo para a carga do robô lunar, decisões e conteúdo têm de ser preparados até o Dia dos Voluntários Internacionais 2016:

5 de dezembro de 2016. 39 milhões de artigos, 300 idiomas, milhares de editores. Um disco com cerca de 20GB de espaço de armazenamento de dados.

Este site na Meta-Wiki foi escolhido para facilitar o processo até a Wikimania Esino Lario, em junho de 2016. Até lá, nós precisaremos ter decidido sobre como proceder, como uma comunidade global, e em nossas respectivas comunidades linguísticas. É uma atitude ousada! Por favor, leia sobre os detalhes nas seções Sobre e FAQ.

Vamos levar a Wikipédia à Lua! Nós precisamos de suas opiniões e ideias nas discussões em andamento para possíveis cenários. Por favor edite!

Ver também