Banimentos globais

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Global bans and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.

Um banimento global é uma revogação formal dos privilégios de acesso à edição ou outras ações (uso de "Special:EmailUser" por exemplo) em todos os projetos da Wikimedia. O propósito do banimento global é prevenir danos aos projetos da Wikimedia quando um problema não pode ser gerido pela comunidade através de meios menos restritivos e, como consequência, é geralmente permanente. Um banimento global não é um método de punição, nem foi pensado como uma forma de possibilitar um período de afastamento para "esfriar os ânimos". Um banimento global reflete um consenso abrangente e claro da comunidade.

Banimentos globais são "exclusivamente" aplicados quando múltiplas comunidades independentes decidiram previamente banir um usuário devido a um padrão de abusos. Projetos da Wikimedia são plenamente autogovernados. Tipicamente, a boa fé é presumida quando um usuário decide tornar-se membro de uma comunidade, independentemente de seu histórico em outros projetos. Como resultado, banimentos globais não são factíveis quando um usuário está apenas temporariamente bloqueado ou banido em um único projeto. Por favor, lembre-se de que banimentos globais são intencionalmente pouco usuais.

Banimentos globais não devem ser confundidos com bloqueios globais, um mecanismo técnico para evitar que endereços ou faixas de IPs editem qualquer projeto da Wikimedia, com a exceção do Meta.

Critérios para banimentos globais

Banimentos globais são considerados apenas quando todos os seguintes critérios forem atendidos:

  1. O usuário demonstra um padrão em curso de abuso em várias wikis, que não é meramente vandalismo ou propaganda. Nenhum banimento global é requerido para casos não controversos de vandalismo ou spam em múltiplas wikis; estes devem ser resolvidos com um "bloqueio" ou "travamento" da conta (que podem ser feitos por um steward, sem necessidade de discussão). Veja: Steward requests/Global.
  2. O usuário foi cuidadosamente informado sobre uma participação apropriada nos projetos e teve oportunidade justa para retificar quaisquer problemas. Estes projetos devem ter demonstrado uma tentativa de boa fé para explicar práticas e comportamentos aceitáveis que são coerentes com suas missões e objetivos. Este critério é para mostrar que usuários sabem razoavelmente o que é esperado, tiveram oportunidade ampla para recorrer sobre suas queixas, e escolheu não participar apropriadamente em projetos.
  3. O usuário está permanentemente bloqueado ou banido em dois ou mais projetos. Estes bloqueios ou banimentos devem basear-se no comportamento disruptivo local do usuário e não incluem bloqueios antecipados em um usuário sem edições locais e bloqueios baseados em questões de segurança da conta ou referente a um nome de usuário problemático.

Um banimento global não se faz necessário unicamente por contemplar os critérios mínimos supracitados. Fatos pregressos que podem motivar um banimento global incluem:

  • Colaboradores assediantes ou ameaçadores aos projetos, em ações dentro ou fora das wikis.
  • Fraudes graves cometidas nas wikis ou roubo de identidade (não limitada ao abuso de contas múltiplas).
  • Uso inapropriado de direitos de usuário com acesso a informações privadas, como CheckUser ou Oversight.
  • Violações da política de privacidade ou outras políticas oficias da Wikimedia.
  • Violação persistente de direitos autorais em múltiplas wikis.

Relação com as políticas locais

Esta política foi elaborada para complementar políticas e procedimentos existentes para todos os projetos, não para agir como uma substituta. Toda administração de processos de resolução de disputas fica sob responsabilidade de cada comunidade individualmente. Esse processo não é um espaço para receber propostas para banir ou bloquear um usuário em um único projeto.

Relação com os Termos de Uso

Os Termos de Uso da Wikimedia, que se aplicam igualmente a todos os usuários dos projetos, referem-se especificamente a esta política e apoiam o banimento de usuários que violem os próprios termos ou quaisquer políticas e diretrizes da comunidade. Como provedor de serviços dos projetos, a Fundação tem e continua a apoiar o consenso da comunidade em relação às decisões de bloqueio e banimento.

Obtendo consenso para um banimento global

Um fluxograma simplificado.

O consenso para um banimento global é realizado através de discussão no Meta. Um pedido de banimento global só deve ser aceito quando um usuário apresenta um perigo claro e atual para todas as comunidades da Wikimedia, uma decisão é apoiada por um amplo e claro consenso que representa de forma justa a grande maioria dos projetos da Wikimedia e uma consideração cuidadosa das preocupações e possíveis consequências são evidentes na decisão. Para iniciar uma discussão sobre se o dano a todas as comunidades é evidente e merece uma proibição global, faça o seguinte:

  1. Confirme se o usuário atende a todos os critérios para banimentos globais antes de abrir um pedido.
  2. Faça um novo pedido no Meta. O título deve ter o nome do usuário indicado para banimento global. O nomeador deve documentar imparcialmente as incidências significativas que satisfaçam todos os critérios para banimento global. O nomeador também deve tentar mostrar que a decisão do usuário de não participar adequadamente representa um perigo atual para todas as comunidades da Wikimedia.
  3. Informar o usuário sobre a discussão em todas as wikis onde ele está ativo. Se o usuário indicado para um banimento global for bloqueado no Meta, um desbloqueio temporário pode ser considerado para permitir a participação na discussão.
  4. Informe a comunidade em todos as wikis onde o usuário editou sobre a discussão através de um local de destaque. Certifique-se de permanecer neutro em suas comunicações e evite comentários difamatórios, imprecisos ou exagerados.

Uma solicitação que não segue corretamente todos os passos supracitados é considerada inválida e pode ser rapidamente fechada. Além disso, para tornar a nomeação válida, o proponente deve:

  1. Ter uma conta na Wikimedia e;
  2. Estar registrado há mais de seis meses antes de fazer o pedido; e
  3. Ter pelo menos 500 edições globalmente (em todas as wikis da Wikimedia).

Uma vez que a discussão tenha desenvolvido um consenso amplo e claro, um administrador não envolvido e imparcial pode encerrar a discussão. A discussão deve ser aberta por pelo menos duas semanas, mas não mais de um mês. A discussão pode se estender em circunstâncias excepcionais. As solicitações podem ser encerradas sem discussão extensa quando frívolas. As solicitações podem ser encerradas após uma extensa discussão quando não for possível chegar a um consenso.

Discussão em multilinguismo

Esteja ciente de que a discussão pode e deve ser conduzida no idioma ou idiomas relevantes de qualquer projeto em que o usuário tenha estado ativo. Os projetos da Wikimedia existem em centenas de idiomas e, portanto, uma ampla variedade de comunidades deve ter a capacidade de participar de discussões globais, independentemente de sua fluência em qualquer segunda língua. Nos casos em que não há tradutores humanos disponíveis, a tradução automática pode funcionar como um substituto para a comunicação entre as comunidades.

Implementando um banimento global

Um banimento global remove alguns ou todos os privilégios de um usuário em todos os projetos Wikimedia, independentemente do fato de as contas estarem unificadas sob o sistema de login unificado. Qualquer tentativa de violação de um banimento global ativo constitui uma violação dos Termos de Uso, não importando qual a conta usada para tal. Consequentemente, as comunidades locais onde o usuário está bloqueado ou ativo devem ser informadas em um local público proeminente sobre a decisão. Stewards também podem banir globalmente qualquer conta comprovadamente utilizada por um usuário que esteja globalmente banido.

Se o consenso requerer a ação de um Steward, então um pedido deve ser feito aos Stewards. Por favor, inclua uma ligação para a discussão em seu pedido; do contrário, este será rejeitado por falta de consenso.

Revertendo um banimento global

A discussão para anular uma decisão de banimento global é conduzida através de discussão no Meta, a fim de incluir o público mais amplo possível. Uma solicitação deve seguir o mesmo processo de consenso para solicitar um banimento, descrito acima.

Ver também