Plano Anual da Fundação Wikimedia/2023-2024

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2023-2024 and the translation is 100% complete.

Resumo

A Fundação Wikimedia ficou em um período de transição. Ela acolheu novas lideranças ano passado, incluindo uma nova CEO e uma nova diretora diretora de produto e tecnologia. Além disso, a Fundação conduziu conversas com nossas comunidades globais sobre vários assuntos importantes, de uma carta futura definindo papéis e responsabilidades a como angariamos recursos compartilhados por meio de campanhas de arrecadação de fundos divulgadas por banners. O plano anual deste ano busca dar mais clareza a questões plurianuais estratégicas que não têm soluções rápidas, e informação mais específica sobre como a Fundação opera. Ficaremos felizes em receber feedback de nossas muitas partes interessadas.


Leia abaixo para um resumo do Plano Anual de 2023-2024.

Onde estamos hoje

No ano passado, decidimos focar nossos esforços na Fundação Wikimedia em mudar radicalmente como fazíamos nosso trabalho. Isto incluiu organizar nosso trabalho regionalmente para responder às necessidades variadas das comunidades globalmente, e atualizando nossos valores na Fundação para melhorar nossos próprios níveis de colaboração. Isto está nos colocando numa posição melhor para que agora mudemos mais significativamente o que nós fazemos – especialmente conforme o mundo à nossa volta muda de maneiras mais inesperadas e nós avaliamos como ter impacto mais coletivo em metas comuns tendo em vista a direção estratégica de 2030.

Uma vez mais, precisamos primeiro considerar o mundo em mudança à nossa volta, o que ele precisa de nós e como nós precisamos nos adaptar a ele. Estamos fundamentando este plano anual em um planejamento plurianual para considerar mudanças a mais longo prazo na receita, no produto e na tecnologia do movimento Wikimedia, e papéis e responsabilidades. Tendências externas mostram que plataformas sociais continuam a desbancar mecanismos de busca tradicionais, e que a inteligência artificial ameaça causar ainda mais distúrbios no mundo digital. Além disso, o panorama legal em que nosso movimento se ampara está mudando significativamente após décadas de relativa estabilidade. Em resposta a contínuas ameaças como desinformação e informações falsas, pessoas que legislam estão tentando regular plataformas da internet de maneiras que poderiam prejudicar profundamente nossa missão. Estas ameaças e a polarização crescente criam novos riscos reputacionais para os nossos projetos e o nosso trabalho. Finalmente, contínuas incertezas em nossa economia global estão acelerando a necessidade de avaliar a trajetória de fontes de receita, e de fazer investimentos agora que possam apoiar o crescimento em recursos para financiar nossas ambições e trabalho coletivos.

Nossa abordagem para o futuro

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Wikimedia está ancorando seu plano anual na estratégia do movimento para promover equidade. Nossa intenção é conectar o trabalho da Fundação ainda mais aprofundadamente com as Recomendações da Estratégia do Movimento de modo a dar passos ainda maiores rumo à Direção Estratégica de 2030. Continuamos com a intenção de fazer isso por meio de planejamento colaborativo com outras pessoas no movimento que também estão implementando as recomendações. Isto se torna mais executável ao aprofundarmos nosso foco regional de modo que o apoio da Fundação atenda melhor às necessidades de comunidades variadas em todas as regiões do mundo. Além disso, a futura Carta do Movimento deverá trazer mais clareza sobre papéis e responsabilidades, possivelmente por meio de novas estruturas colaborativas como hubs e um Conselho Global. Pretendemos continuar nossa colaboração com o processo de redação da carta para promover equidade na tomada de decisão para o nosso movimento.

Abordagem do planejamento anual:

  • Ter uma perspectiva externa. Começar com: o que está acontecendo no mundo à nossa volta. Olhar para fora. Identificar as principais tendências externas que estejam impactando nosso trabalho.
  • Focar em Produto + Tecnologia. Recentralizar o apoio para comunidades e pessoas voluntárias por meio de nosso papel único de liberar produto e tecnologia em larga escala.

Este ano, a Fundação está recentralizando seu plano em Produto & Tecnologia, enfatizando nosso papel único como uma plataforma para pessoas e comunidades colaborando em uma escala gigantesca. O grosso desse esforço, chamado de “Experiências Wiki”, reconhece que pessoas voluntárias são o coração do processo wikimedista de criação de sentido e de conhecimento. Portanto, este ano, estamos priorizando editoras e editores experientes (incluindo quem tiver direitos estendidos, como administradores(as), stewards, patrulheiros(as) e moderadores de todos os tipos, também conhecido como funcionários(as)) em vez de pessoas novas, para garantir que o pessoal mais experiente tenha as ferramentas certas para realizar o trabalho fundamental que é feito todo dia para expandir e melhorar conteúdo de qualidade , bem como gerenciar processos da comunidade. Gerir a plataforma efetivamente também exige que a Fundação aborde infraestrutura de larga escala e necessidades de dados que podem se estender além das Wiki Experiências específicas de projetos. Este trabalho é descrito abaixo como “Sinais e Serviços de Dados.” E finalmente, em uma categoria chamada “Público Futuro”, precisamos acelerar inovações que engajam públicos diversos como editores e contribuidores.

Trade-offs e escolhas

O modelo financeiro em que o movimento Wikimedia se ancorou pela maior parte de seu crescimento histórico (campanhas de arrecadação de fundos promovidas por banners) está atingindo certos limites. Novas fontes de financiamento para complementar isto – incluindo o Wikimedia Enterprise e o Wikimedia Endowment – levarão um tempo para se desenvolverem. É improvável que eles financiem os mesmos níveis de crescimento nos próximos poucos anos como vimos nas campanhas de financiamento promovidas por banners ao longo da última década, especialmente por conta de um cenário econômico global incerto.

Em resposta a estas tendências, a Fundação desacelerou o crescimento no ano passado comparado com os três anos anteriores. Estamos agora fazendo cortes orçamentários internos envolvendo gastos com pessoal e outros para garantir que tenhamos uma trajetória mais sustentável em gastos para os próximos poucos anos. Apesar destes apertos orçamentários, nós vamos aumentar o financiamento geral para parceiros do movimento, incluindo a expansão de subsídios para: levar em conta custos inflacionários globais, apoiar pessoas novas ao movimento e aumentar o financiamento para conferências e eventos do movimento. Este plano envolve mais financiamentos em todas as regiões enquanto priorizamos crescimento proporcionalmente maior em regiões sub-representadas. Para permitir este crescimento para afiliados e pessoas novas, alguns programas de subsídio (como os subsídios de Pesquisa e Alianças) terão de ser menores. Ademais, conforme avaliamos as capacidades nucleares da Fundação, nós reconhecemos que há atividades em que outras pessoas do movimento podem estar em melhores condições para ter impacto significativo e estamos explorando meios pragmáticos para nos colocarmos nesta direção no ano à frente.

Para ser mais transparente e responsável, este plano anual inclui informação financeira detalhada, notoriamente na estrutura do orçamento da Fundação, bem como como os departamentos da Fundação são organizados, e diretrizes globais e princípios de compensação.

Metas

A Fundação Wikimedia tem quatro metas principais em 2023-2024. Eles foram concebidos para se alinharem com a Direção Estratégica do movimento Wikimedia e com as Recomendações da Estratégia do Movimento, e dão continuidade a muito do trabalho identificado no plano do ano anterior. Elas são:

Fortalecer a Equidade na Tomada de Decisão por meio da governança do movimento e da Carta do Movimento. Empoderar e engajar o movimento, apoiar estratégias regionais e ajudar a preencher lacunas de conhecimento.

Unidas e unidos nesta missão

Nas seções que seguem, você encontrará detalhes mais específicos sobre o trabalho de várias equipes na Fundação em apoio a estas quatro metas. Após um breve histórico de planejamento na Fundação Wikimedia, nós olhamos para fora e para o que está mudando à nossa volta – e perguntamos o que isso significa para a Wikimedia e para as prioridades da Fundação. O que mais precisamos considerar? Estamos indo coletivamente em uma direção que nos deixa mais perto da visão do movimento para 2030? O que o mundo precisa de nós agora?

Ao atualizar os valores da Fundação Wikimedia, nossa equipe endossou o princípio de estar unida nesta missão. Esperamos que o conteúdo que segue abaixo dê a você um entendimento mais aprofundado de como o trabalho feito pela Fundação tenta honrar essa promessa para todas e todos nós.